PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Paulo: Em 1Tm 2, 9-10 fala que as mulheres devem usar roupas decentes, para não usar tranças, nem objetos de ouro. Essas palavras são de Paulo ou de Jesus? Qual a sua opinião?
O Apóstolo Paulo exorta as mulheres a se comportarem com recato e modéstia e retrata a cultura de uma época. Não é se deve levar essas orientações ao pé da letra. Não se deve dizer que é um mandamento, mas uma orientação para aquele tempo e que serve para os dias de hoje como uma exortação para a vivência do recato e do bom senso.
Laura: Por que há tantas seitas de protestantes?
O protestantismo, pelo próprio nome desse movimento religioso, nasceu de uma revolta, de um protesto. E desde o seu início foi marcado pela divisão e discórdia. Hoje vemos a proliferação de muitas denominações protestantes devido à discórdia entre lideranças, que buscam o poder pelo poder e não o interesse pela salvação das pessoas. Há muita divisão entre eles pelo interesse financeiro, claro que nem todos, mas uma grande parte são mercenários e buscam o poder do dinheiro.
Irani: Sobre Nossa Senhora das máscaras isso não existe. Na verdade é uma brincadeira do Silvio Santos e ele fala N. Sra. das Plásticas.
Eu acho uma brincadeira de muito mau gosto. Não gosto de coloquem Nossa Senhora, ou mesmo Jesus em piadinhas, isso é um desrespeito. Só poderia ter vindo de uma pessoa que não é cristã, como esse apresentador de TV. Pelo que sei ele é judeu.
Rosângela: Uma pessoa analfabeta pode ser madrinha de batismo?
Claro que sim, o requisito para ser madrinha ou padrinho de batismo é que a pessoa seja uma cristã autêntica, que segue os ensinamentos de Jesus e que dá testemunho de sua fé.
Não identificada: Sou divorciada e hoje moro com outra pessoa. Essa pessoa nunca se casou. Estou pecando?
Eu não gosto de dizer se uma ação é pecado ou não, eu sempre oriento que pecado é um ato de desamor, de desrespeito a Deus, a si mesmo e ao próximo. Agora, as leis da Igreja, baseadas no Evangelho, diz que não é correta essa atitude e implica em adultério. Mas a orientação segura deve ser buscada num diálogo pessoal com um padre. Procure para conversar pessoalmente.
Amélia: Moro há vinte e nove anos com uma pessoa, não sou casada nem no religioso e nem no civil. Posso casar só no religioso, sem me casar no civil?
A Igreja orienta para que o casamento seja realizado nas duas instâncias, religioso e civil, para uma maior segurança do casal. Não se faz o religioso sem o civil.
Dejanira Costa: O terço da Misericórdia é válido quando rezado em outros horários ou só vale às 15h?
Oração pode ser feita em qualquer horário, não existe hora marcada para rezar. A Palavra de Deus nos orienta que em qualquer lugar devemos erguer nossas mãos em prece. O importante é ter sempre espírito de oração.
Maria Helena: A madrinha da minha filha mora no exterior, custa vir no Brasil e há dois anos não temos nenhum contato. Devo batizar minha filha de novo, já que sua madrinha é tão ausente?
Nunca se pode batizar de novo, o batismo é um só. A eficácia do batismo não está no padrinho ou madrinha, mas sim no sacramento recebido. A responsabilidade da escolha certa de padrinhos é dos pais. Essa referida madrinha foi mal escolhida e ela não assumiu o seu papel como deveria, infelizmente. Mas o certo é que sua filha está batizada.
Não identificada: Meu namorado terminou comigo há seis meses. Para mim eu perdi tudo! Não sei mais o que faço. Ajude-me.
Amor entre um homem e uma mulher não é tudo na vida, é importante, mas não é tudo. Dê graças a Deus por essa pessoa ter terminado com você, isso prova que ela não a amava. Não compensa levar adiante um relacionamento baseado na falsidade, na falta de amor. Procure outra pessoa, não fique curtindo esse “perda”, saia, divirta, viva a sua vida, mesmo sofrendo vá à luta.
Marilda Batista: Sou casada somente no civil, tenho muita vontade de me casar na Igreja. Meu marido não gosta que eu fale sobre isso com ele. Além das minhas orações, o que eu posso fazer para convencê-lo?
Você deve dialogar com ele e mostrar o valor do sacramento na vida de um casal. Não é simplesmente um casamento na Igreja, mas é um sacramento, ou seja, um sinal eficaz da graça de Deus na vida de um casal que se ama. Mostre isso para ele, o valor de ter Deus na vida.
Hélio Maurício: Nós católicos descansamos no domingo e os adventistas do 7º. Dia descansam no sábado. Por que essa diferença?
A diferença é porque eles, os Adventistas, seguem a Lei do Antigo Testamento e nós, cristãos católicos e de várias outras denominações seguimos a orientação do Novo Testamento. O Sábado, último dia da semana, era observado na Antiga Lei, pois se tinha a concepção que Deus descansou da obra da criação no último dia da semana. Para nós cristãos, seguimos a observância do Domingo (palavra que significa Dia do Senhor), pois Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana e cremos que a ressurreição é o ponto central de nossa fé.
Abda: Por que a Bíblia Católica tem cinco livros a mais, já que é um livro universal?
A Bíblia usada pelos católicos possui sete livros a mais e não só cinco livros. São eles: Tobias, Judite, I e II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. O motivo dessa diferença é que na época em que os Apóstolos saíram para pregar o evangelho eles usaram uma tradução da Bíblia em grego, pois o povo que vivia fora de Israel não sabia o hebraico (língua usada na Bíblia em Israel). Essa tradução chamada Septuaginta ou Setenta foi feita no século III antes de Cristo para os judeus que viviam fora da Palestina. Nessa época a Bíblia ainda não estava completa. Desde o início do cristianismo foi adotada essa tradução dos Setenta. No séc XVI, quando houve o cisma protestante, eles recusaram essa tradução e assumiram a tradução da Bíblia hebraica, tirando sete livros do Antigo Testamento. A diferença está só no Antigo Testamento, o Novo é igual.
Divina Romeiro: Meus pais são separados há vinte e oito anos. Os filhos vão visitar o pai e a minha mãe fica implicada. Por que minha mãe é assim? Tem tanto ódio do meu pai? O que nós filhos devemos fazer?
Vocês devem conversar com sua mãe e dizer que a experiência ruim que ela teve com o marido não deve e nem pode ser passada para os filhos. Ele é pai de vocês. Se não deu certo viver com ela isso não é problema dos filhos. Existe ex marido, mas não existe ex pai, mostre isso para sua mãe.
Maria de Fátima: O que vocês fazem com aqueles papéis de pedidos de bênçãos que colocamos lá na novena?
Os papéis são queimados, para preservar a identidade das pessoas. E também não temos interesse em guardá-los, pois são pedidos muito pessoais.
Cida: Por que uma pessoa comum pode celebrar e entregar a hóstia, sendo casado e o padre não pode casar?
Não se fala entregar hóstia, mas sim distribuir a Sagrada Comunhão. Uma pessoa leiga pode com a devida autorização colaborar na distribuição da Eucaristia tanto na missa como aos doentes nos hospitais ou em casa. O padre tem outra missão, a de ser dirigente das comunidades e celebrar os sacramentos para o bem do povo de Deus. O celibato é uma questão de vocação, assim como tem homens que tem a vocação ao matrimônio, tem também aqueles que tem vocação ao sacerdócio.
Anézia: Por que os protestantes discriminam os católicos?
Os que discriminam são ignorantes, não sabem o que é viver no respeito e nas diferenças. Lamentável essa prática.
Não identificada: Como conviver com o esposo que cometeu adultério? A esposa que sofre com isso tem apenas que rezar e fazer de conta que nada aconteceu?
Não se pode ficar calada, sem fazer nada, é preciso conversar, ver as motivações que o levou ao adultério. Se ver que existe amor entre vocês, deve haver o perdão e a retomada do casamento. Quem ama perdoa, inclusive traições. Mas nunca sem diálogo.
Maria Luiza: Ouvi dizer que São Silvestre foi um Papa. É verdade? E a corrida que leva o nome dele tem uma história. Gostaria de saber.
A Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua no Brasil, realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, dia de São Silvestre (data de morte do papa da Igreja Católica, canonizado também neste dia, anos depois, no quarto século da Era Cristã) e de onde vem o seu nome.
Mariana: Em Mt 17, 1-9 ocorre um fato, a transfiguração de Jesus diante de Pedro, Tiago e João. Mais adiante Jesus pede que eles não revelem esta passagem a ninguém até que ele ressuscitasse. Por que Jesus lhes fez esta proibição?
Jesus não queria ser conhecido como um milagreiro, uma pessoa totalmente diferente, mas sim que as pessoas acreditassem na sua mensagem e não só em seus milagres, por isso orientava para não divulgarem milagres que ele fazia. A adesão a Jesus deve se dar pela fé em sua pessoa e não pelos milagres que fazia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.