PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Maria de Fátima Borges: É só entrar no mês de dezembro, ou seja, aproximar o Natal, eu fico depressiva. Será que isso tem explicação? O que devo fazer para me libertar dessa depressão?
Eu creio que você precisa procurar entender melhor o significado do Natal, que é a celebração do início de nossa salvação. Deus enviou o seu Filho para nos salvar. Isto deve ser razão de muita alegria e esperança e nunca de tristeza. Pode ser que você esteja entendendo o Natal como uma festividade pagã, onde se valoriza somente o ter e o prazer. O nosso mundo transformou o Natal em comércio e isto é mal. Procure rever o verdadeiro sentido do Natal e viva com alegria, pois o céu veio até nós e Deus se instalou entre nós.
Lúcia: Qual passagem da Bíblia que fala sobre tatuagem, que é pecado pintar o corpo?
Encontrei esta explicação que passo como orientação mais segura do que simplesmente um comentário meu: “A bíblia não faz nenhuma menção à tatuagem tal como é praticada hoje. Normalmente os comentários que tratam desse assunto citam o texto de Levítico 19,28: “Não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou Iahweh”. Esse texto não fala absolutamente sobre a prática hodierna da tatuagem. Os versículos 27-28 falam, invés, de um rito de luto que era típico do mundo pagão. Isso fica evidente se prestamos atenção à presença do vocábulo “morto” no texto do versículo. O mesmo preceito, além do mais, é repetido em Deuteronômio 14,1. Além disso, a frase final, “eu sou Iahweh”, permite-nos situar corretamente o versículo e entender bem a mensagem da passagem, que quer sublinhar que o verdadeiro Deus é Iahweh e não outros deuses pagãos.
A tradição de praticar o luto nesse modo, como os povos pagãos, é repetidamente combatida também pelos profetas. Veja, por exemplo, Is 3,24; Jr 16,6; 41,5; 48,37; Am 8,10 e Ez 7,18.
Atribuir a proibição de praticar tatuagem a este versículo é ler em modo errado a Bíblia. A Bíblia não proíbe a prática da tatuagem. Às vezes pensamos que nela encontramos respostas a todas as situações do nosso tempo. Não é verdade”.
Paula: Eu gostaria de entender o porquê dos conflitos religiosos. O religioso não é um representante de Deus? Como alguém que representa uma religião, estuda a Bíblia profundamente e não consegue se entender vive no ódio até mesmo dentro da própria religião? Eu li que 70% das guerras em todas as épocas da humanidade, foram patrocinadas por religiosos. Por que até hoje o poder da vaidade vem antes de Deus?
Eu também gostaria muito de entender isso que você apresenta como questionamento, mas tento respondê-la dizendo o seguinte: a pessoa humana é limitada, cheia de erros, de vaidades e muito egoísta. Por causa da má compreensão do que seja religião, briga e faz guerra. A palavra religião vem do latim “religare” que significa religar, ou seja fazer união do que está rompido, ou do que estava rompido. O religioso deve ser agente de união e nunca de guerra. Principalmente o cristão deve viver o que Jesus ensinou, amor à próximo como expressão do amor a Deus. Concluindo digo que vivemos em guerras por causa de nossa ignorância e falta de vivência do que Jesus nos ensinou.
Elza: Minha vizinha perdeu um filho num acidente. Ele foi atropelado por um motorista que estava bêbado. Ela e o esposo não conseguem aceitar a morte do rapaz que tinha apenas 14 anos. E eu dou razão a eles. Como não desesperar diante de uma tragédia dessas e simplesmente aceitar que foi vontade de Deus? Deus quer que soframos sem nos dar uma explicação?
Eu não dou razão a eles e muito menos a você por pensar assim, Deus nunca quer o mal, sempre o bem e, claro, não quer a morte de ninguém. Acidentes acontecem não por vontade de Deus, mas por imprudência de pessoas irresponsáveis que não sabem respeitar o outro. Não concordo com esse tipo de “consolo” que as pessoas falam que a morte é vontade de Deus. Também não concordo com o desespero, porque ele expressa, como a palavra diz, falta de esperança na misericórdia de Deus, que nos acolhe sempre. Precisamos ser presença de Deus na vida das pessoas, principalmente na vida dos sofredores. Sou solidário com esses pais que sofrem a morte de seu filho de modo tão estúpido, por causa da irresponsabilidade de um motorista bêbado. Vamos rezar por eles, para que vivam a alegria da presença do filho junto de Deus, que o acolheu na sua misericórdia e amor.
Hélio Maurício: Por que no Natal as pessoas só se lembram de Papai Noel e não se lembram de Jesus?
É porque ainda não entenderam o verdadeiro sentido do Natal. Infelizmente o comércio parece falar mais alto do que a fé, mas não podemos deixar que isso aconteça entre nós. Procuremos viver a verdadeira face do natal, celebremos com alegria o nascimento do Salvador. O Reino veio até nós, o céu veio se instalar na terra.
Maristela: Tenho um filho deficiente e dias atrás ele me agrediu com um machado. Eu ofereço todo o tipo de ajuda para ele, mas não aceita. Sinceramente já não sei o que fazer. Gostaria que me aconselhasse.
Sei que uma deficiência desse tipo é muito difícil e você deve procurar orientação médica, pois a agressividade dele é fruto de deficiência mental. Tenha cuidado e não se descuide. Procure um médico psiquiatra e veja o como deve proceder com um doente assim, mas nunca abandone seu filho, pois a agressividade dele não é por que ele quer, mas por causa da doença.
Helenice: O que Jesus quis dizer nesta citação: “Vós sois o sal da terra”?
O cristão deve ser sinal da presença de Deus no mundo, transmitindo a este um sabor especial de viver, ser um bom tempero na vida do mundo que não crê. Assim como a alma é para o corpo, o cristão deve ser para o mundo sinal de vida.
Fátima Gomes: Estou fazendo a novena de natal, mas meus vizinhos do lado são evangélicos e ficam nos pirraçando durante a novena. Devo parar a novena para não dar confusão ou devo continuar?
Eu aconselho a não parar com a novena e muito menos responder às pirraças de seus vizinhos. Eles estão expressando uma ignorância que não deve ser respondida no mesmo nível. Aconselho a conversar com eles, dizerem que o que estão fazendo é errado e não expressa a fé que eles têm. Mostre a incoerência deles com paciência e serenidade, mas nunca desista de rezar por isso. Continue sua novena e reze por eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.