PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Maria das Graças: Gostaria que me explicasse esta passagem Jo 18, 33-35, onde Jesus diz: “O meu Reino não é deste mundo, se o meu reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus”.
De fato o Reino de Jesus é o Reino de Deus, o Reino dos Céus, não é deste mundo mas é para os que estão no mundo, pois o seu Reino é da Verdade que nos leva à Vida, não está fundamentado na mentira, na exploração e na ganância, como os reinos deste mundo.
Demeval: O que é Tribunal Eclesiástico. Qual sua função?
Tribunal Eclesiástico, na jurisdição canônica católica, é o tribunal que admoesta os cristãos católicos e propõe os caminhos salutares a serem seguidos em determinadas situações da sua vida eclesial e espiritual, a fim de uma vida plena. A Igreja é uma sociedade de pessoas que se relacionam, criando obrigações vinculantes que geram, às vezes, litígios e conflitos, que precisam de meios para facilitar e possibilitar a justiça. O processo canônico é, portanto, este meio jurídico, instrumento técnico utilizado para a resolução dos conflitos entre as pessoas na Igreja. Podem ser objeto de julgamento um fato jurídico a ser declarado (por ex., a validade ou não de um matrimônio etc.). O Tribunal Eclesiástico é de fundamental importância para o exame, discussão e decisão de um assunto em questão de competência da Igreja.
Maura: A parábola de credor incompassivo diz que ele mandou seu devedor ser jogado aos atormentadores até que sua dívida fosse paga. Gostaria que me explicasse esta passagem.
Em Mt 18, 23-35 vemos esta parábola do credor incompassível. Ela nos ensina que quando somos perdoados devemos também perdoar aos que nos ofende. Não podemos só querer o perdão de Deus, sem estar dispostos a perdoar também. A parábola mostra um costume da época, onde os credores denunciavam seus devedores, que eram condenados a trabalhos forçados para pagar a dívida, às vezes eram até vendidos como escravos para saldar a dívida.
Não identificada: Tive uma briga com meu irmão, ele me falou muitas palavras pesadas. Eu não consigo perdoá-lo. O que devo fazer? Estou me sentindo muito angustiada.
Sempre quando estamos exaltados falamos o que não se devia falar, isso é um sério defeito humano, mas você deve procurar seu irmão e ter com ele um diálogo franco e aberto que promova o perdão mútuo. Não deixe que esfriar o relacionamento, faça como Jesus pediu, perdoe sempre e em qualquer situação, isso fará muito bem para você.
Eduvirges: O senhor acha que uma mulher no comando de um país fará alguma diferença positiva? O que conta mais o sexo ou o caráter da pessoa?
Para mim o que importa é a capacidade de governar e não se é homem ou mulher, isso não importa muito, pois acredito na capacidade de ambos os sexos, não vejo diferença.
Vanda: Sempre quando entra um ano novo a maioria das pessoas tem esperanças de que alguma coisa vai melhorar. Mas tem gente que não consegue ter sorte na vida e acabam culpando os outros por isso, culpam o governo e até Deus pela má sorte. É isso mesmo?
A esperança deve ser constante em nossa vida e no começo de cada etapa de vida é bom renovar as esperanças, mas infelizmente tem muita gente negativa e pessimista, que ficam culpando os outros de sua má sorte, não se enchem de esperança para lutar por uma vida melhor e acabam culpando os outros e até Deus por isso, é lamentável.
Não identificada: A Igreja tem algum aconselhamento para desmanchar bruxarias?
Eu tenho um aconselhamento, para desmanchar bruxarias, basta não acreditar nelas. Eu não acredito nisso, pois creio num Deus que é Pai. Quem acredita em Deus não se deixa levar por essas bobagens.
Helena: Acho que se as pessoas entendessem melhor os ensinamentos de Jesus, não haveria nenhum tipo de conflito, principalmente entre as religiões, já que veio para nos ensinar apenas uma coisa: o amor! O que acha?
Concordo com você, se todos vivessem os ensinamentos de Jesus Cristo o mundo seria muito melhor, mais humano. Infelizmente a luta pelo poder levam as pessoas de diferentes Igrejas e religiões a brigarem entre si, mas não brigam por causa de Deus, mas sim pelo poder. Pena que isso acontece entre nós. Para mim o maior escândalo que existe é a briga existente entre os cristãos de diferentes igrejas, deveríamos nos respeitar mais.
Irene: Por que o Papa é chamado de santo, se ele não é santo, não foi canonizado?
O Papa é chamado de Santo Padre primeiro, porque ele é o Vigário de Cristo, ou seja, o representante visível de Cristo entre nós. Ele “o Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis”. (Lumen Gentium, 23).
Manoelina: A igreja do véu não comemora o natal porque eles dizem que ninguém sabe o dia que Jesus nasceu. Isso é verdade?
É o modo que eles interpretam a Bíblia, paciência! Acho lamentável isso, pois mesmo sabendo que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, escolhemos esta data para comemorar este fato acontecido, não interessa o dia, o importante é que Ele nasceu entre nós e veio trazer salvação para todos.
Não identificada: O que está acontecendo na Arquidiocese de Goiânia, dizem que o Bispo vai trocar alguns padres de Paróquia e não avisa aos fiéis?
As transferências são comuns na Igreja, isso não é uma novidade, sempre aconteceu e sempre acontecerá. O Bispo tem uma visão geral da Igreja em Goiânia e sabe das necessidades de regiões que não são atendidas, por isso faz o remanejamento de padres, este ano ele fará um remanejamento maior, para melhor atender as regiões carentes da presença da Igreja.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.