Nº 0213 28/01/2011
0932. Evangelho de sexta-feira (28-01-2011) - 1ª leit Hb 10, 32-39; Sl 36; Mc 4, 26-34 - Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
Recadinho: A semente que germina simboliza Deus agindo em nós, comunicando seu amor. A semente que se transforma em árvore exprime a fé. O mundo a despreza, mas só ela pode gerar um mundo novo de fraternidade e paz. Plantemos as coisas de Deus ao nosso redor e teremos um mundo florido e de abundantes frutos.
0933. Europa volta a inserir os feriados cristãos - Petição de 32 mil europeus, em 7 línguas, levou a Comissão Européia a incluir os feriados cristãos na nova versão da agenda da Europa, que é distribuída nas escolas. Será também inserido um suplemento adicional aos exemplares já impressos que omitiam qualquer menção a tais feriados, enquanto mencionava os de outras religiões. Serão inseridos no anexo e na agenda em si, inclusive os feriados religiosos dos Estados-Membros. A petição tinha sido lançada na internet e em uma semana recebeu 32 mil adesões. A parlamentar francesa Christine Boutin, presidente do Partido Democrata Cristão, declarou: "Estas disposições de incluir os feriados cristãos, inclusive os religiosos, me agradam e manifestam a consciência da Comissão Europeia da impossibilidade de construir a Europa negando sua história, sua cultura e seus valores fundamentais. Será o sinal do nosso desejo de trabalhar juntos para crescer e fazer brilhar uma civilização comum para abrir a página de uma Europa que se orgulha de sua herança, respeitosa dos povos, das nações e voltada para o futuro".
0934. Europa e sua agenda - A agenda da Europa mencionava os feriados muçulmanos, hindus, sikhs e judaicos, mas nenhum feriado cristão, nem sequer o de 25 de dezembro. Christine Boutin, ex-ministra se pergunta: "Como se pode pretender educar os jovens sobre a União Europeia negando uma religião que contribuiu tanto para a sua construção e sua unidade? Como é possível uma discriminação assim? Esta pequena agenda é reveladora do novo pensamento que nos mina por dentro: para entrar, seria preciso apagar a nossa história comum e os nossos valores fundamentais". Na França, o ministro dos Assuntos Europeus, Laurent Wauquiez, quis levantar "um grito de ira". Esta iniciativa, disse, "é representativa de uma Europa que já não ama nem se ama. Esta Europa nega suas raízes cristãs e cobre com um tímido lenço o que ela é. Uma identidade rejeitada é uma identidade que se vinga”.
0935. Irmãs Canisianas em Retiro - “São 29 irmãs no retiro e uma Postulante, uma turma animada, com disposição de parar e entrar no mistério de Deus”, comenta o redentorista Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo auxiliar de Fortaleza (CE), que prega retiro para as Irmãs Canisianas, em Aparecida (SP). O retiro, que não possui um tema específico, foi iniciado no dia 25 à noite e se encerra nesta segunda-feira, dia 31. Explicou-nos Dom Salles: “A proposta é olhar o cotidiano da Vida Consagrada de cada uma, lembrando o Carisma da Congregação, que é a vivência do espírito da Família de Nazaré, tendo como característica uma confiança inabalável em Deus, uma profunda fé vivida na simplicidade, na alegria e na disponibilidade para com os irmãos e irmãs, de modo especial aos empobrecidos e também no acolhimento de todos que as procuram”. Dom Salles sente-se feliz em, no retiro, ter a oportunidade de reencontrar algumas irmãs com as quais ele trabalhou nas Missões Redentoristas e algumas que trabalharam com ele, por seis anos, na paróquia
de São Pedro, em Caraúbas, no Cariri paraibano.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem e novo endereço de e-mail para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.