Nº 0208 23/01/2011
0912. Evangelho de domingo (23-01-2011) - 1ª leit Is 8, 23b-9, 3; Sl 26; 2ª leit 1Cor 1, 10-13.17; Mt 4,12-23 - Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
Recadinho: Feliz quem entende a missão que de Deus recebemos: Reunidos em torno de Cristo, em sua Igreja, trabalhando na construção do Reino de Amor e de Paz! Para realizar isso precisamos de conversão! É o desafio que se apresenta diante de nós que queremos ser discípulos e missionários de Jesus. (Veja no site PPS e E-book do Evangelho de hoje: www.aparecidadasaguas.com)
0913. Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - Está se realizando, de 18 a 25 de janeiro/11. Ressaltando a necessidade de nosso “testemunho forte para levar uma mensagem que ilumina o caminho do ser humano atual”, o Papa Bento XVI abordou o tema falando a peregrinos do mundo em sua audiência geral desta semana. Frisou a importância de "crescer diariamente no amor mútuo, empenhando-nos em superar as barreiras que ainda existem entre os cristãos; sentir que há uma verdadeira unidade interior entre todos aqueles que seguem o Senhor; colaborar, tanto quanto possível, trabalhando em conjunto sobre questões ainda abertas; e, acima de tudo, estar cientes de que, neste itinerário, o Senhor deve nos ajudar". Convidou-nos a perseverar na oração, "implorando de Deus o dom da unidade, para que se cumpra no mundo inteiro seu desígnio de salvação e de reconciliação". O Papa concluiu com um convite: "Abramo-nos à fraternidade que deriva de ser filhos de um Pai celeste e, portanto, a estar dispostos ao perdão e à reconciliação".
0914. Um protestante na Academia do Papa - No dia 15 de janeiro/11, o Papa Bento XVI nomeou presidente da Pontifícia Academia das Ciências o prêmio Nobel Werner Arber, professor emérito de Microbiologia da Universidade de Basiléia (Suíça). Arber, protestante, é o primeiro não católico nomeado por um papa para dirigir esta instituição vaticana, da qual fazem parte cientistas independentemente da crença que professam. O professor Arber nasceu em Gränichen (Suíça) em 3 de junho de 1929. Em 1978, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina, dividido com Daniel Nathans e Hamilton O. Smith, pelos seus trabalhos sobre as enzimas de restrição. Estas enzimas são proteínas que dividem as seqüências do ácido desoxirribonucléico (DNA), o que permitiu modificações na molécula de DNA, e a ampliação dos conhecimentos em biotecnologia. Casado e com dois filhos, Arber foi presidente do International Council for Science (ICSU) e tinha sido nomeado acadêmico pontifício em 1981. A Pontifícia Academia das Ciências foi fundada em Roma, em 1603, com o nome de Academia dos Linces (Galileo Galilei foi membro), e está composta por oitenta "acadêmicos pontifícios" nomeados pelo Papa, segundo proposta do Corpo Acadêmico, sem discriminações de nenhum tipo. Tem como finalidade honrar a ciência pura onde quer que se encontre, assegurar sua liberdade e favorecer as pesquisas, que constituem a base indispensável do progresso das ciências. O Papa nomeia seu presidente por um período de quatro anos.
Hoje domingo, às 8hs= Missa de Aparecida: Unidos, em prece, em torno da tragédia do Rio de Janeiro!
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem e envie novo endereço de e-mail para:
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.