Nº 0207 22/01/2011
0906. Evangelho de sábado (22-01-2011) - 1ª leit Hb 9, 2-3.11-14; Sl 46; Mc 3, 20-21 - Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.
Recadinho: Vemos hoje a realidade da família: ambiente de casa onde se conversa, dialoga-se, partilha-se vida. A vida tem que ter este sabor: de fraternidade. A verdadeira família é aquela na qual se vive em paz. Os
laços consangüíneos muitas vezes são secundários! Para Jesus, a família é constituída de todos os que se reúnem em torno dele, os que na realidade vivem “como ovelhas sem pastor” (Mc 6, 34).
0907. Missa especial no Santuário Nacional - Neste domingo, dia 23 de janeiro/11, os bispos das dioceses de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro, e de Nova Friburgo (RJ), Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidirão a missa das 8hs (TVs, rádios e internet), no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), suplicando a Deus pela situação da região serrana do Rio de Janeiro. Na ocasião, se fará mais um apelo buscando ajuda para a população que foi atingida pela grande catástrofe. Frisou Dom Filippo que “celebrar no Santuário Nacional é sinônimo de pedir a Maria que vigie seus filhos que passam por necessidades, por aqueles que estão feridos ou perderam tudo, e força para os que precisam recomeçar. É necessário pedir a intercessão da Mãe. Precisamos das nossas forças e da ajuda que vem do alto pela intercessão de Maria”.
0908. Tragédia 02 - Tarefas primárias - Do Edney ressaltou: “A Igreja está trabalhando em duas frentes: primeiro com a administração das doações que chegam. Depois, com a assistência de socorro espiritual às pessoas que perderam parentes e suas casas. Nós procuramos mostrar para estas pessoas que na nossa vida tudo pode desabar, mas o que não pode desmoronar é a nossa fé”.
0909. Tragédia 03 - Mobilização da Igreja - A Igreja Católica está mobilizada em todo o Brasil e em muitos outros países, para ajudar a região serrana do Rio de Janeiro. As campanhas no Brasil estão sendo coordenadas pela Cáritas e pela Conferência Nacional dos Bispos (CMBB), em parceria com muitas entidades, principalmente a Cruz Vermelha e o Governo.
0910. Tragédia 04 - Intensa solidariedade - Testemunho do bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro: “Podemos falar das inúmeras causas da tragédia: a ocupação irresponsável das encostas, a falta de planejamento urbano, a depredação ambiental, mas não podemos deixar de falar em algo muito bonito que vemos todos os dias, que é a solidariedade por todas as partes”. Dom Filippo Santoro. “Os templos e colégios, antes locais para a educação e oração, agora são designados para a acolhida de centenas de desabrigados. “É uma corrida pela solidariedade que não tem como se medir. As pessoas estão firmes em busca de suas vidas e a melhor forma de realizar esse trabalho tem sido através da união e parcerias, como temos feito”. “A Igreja Católica em Petrópolis tem sido uma referência para ajudar as vítimas das enchentes. O principal trabalho tem sido acolher desabrigados temporariamente e arrecadar e distribuir utensílios de primeira necessidade. No momento, a diocese estuda a possibilidade de acolher os desabrigados de maneira “digna”. “A Igreja está pensando em oferecer aos desabrigados abrigos dignos, seja por meio de acampamentos com barracas ou cedendo casas religiosas para eles morarem”.
0911. Tragédia 05 - Diocese de Nova Friburgo (RJ) - Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo da diocese, frisa a realidade de sua região: “Atendimento aos desabrigados, resgate de corpos e disponibilização de infraestrutura necessária para o atendimento às comunidades”... Nossa ação tem sido efetiva na doação de materiais de primeira necessidade, abrigos, como também o trabalho fraterno e espiritual a essas pessoas. Muitas delas só ficaram com a roupa do corpo, desnorteadas, perambulando pelas ruas”. “O acesso a muitas localidades, áreas cercadas por montanhas, que foram duramente castigadas com as enchentes e deslizamentos, ainda é bastante difícil, principalmente a parte comunicativa, que dificulta uma articulação imediata”.
Domingo, 23, às 8hs= Missa de Aparecida: Unidos, em prece, em torno da tragédia do Rio de Janeiro!
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem e novo endereço de e-mail para:
vivencias@aparecidadasaguas.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.