PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Elaíde: Gostaria de saber se quem morre sem ser batizada não ganha a salvação e se pode batizar depois de morto.
Sobre a salvação de quem morre sem o batismo: a salvação depende única e exclusivamente de Deus, o batismo não é garantia de salvação e a falta dele não é garantia de exclusão do reino de Deus. Deus salva quem Ele quer e como quer, mas o que garante a salvação é a prática do bem e da justiça. Sobre batismo depois de morto, isso é impossível, não se pode batizar mortos, mas só vivos.
Não identificada: Ganhei um cordão de S. Francisco que era de uma pessoa que já faleceu. Tem algum problema se eu usar o cordão?
Não tem problema nenhum em você usar um objeto de quem já faleceu, isso não implica em nada. Pode tranquilamente usar o cordão.
Não identificada: Meu marido trabalha em um Shopping e ele encontrou uma aliança no serviço. Qual a melhor atitude para ele tomar agora? Ele não sabe que é o dono da aliança.
Bem, quando encontramos um objeto dentro de um estabelecimento, como um shopping, devemos entregar no “Achados e perdidos”, pois quem perdeu pode procurar o objeto lá.
Benedita: Tenho dois netos, um de oito e outro de dez anos. Qual seria a Bíblia ideal para eles? Qual a mais fácil de entendimento?
As livrarias católicas possuem um livro chamado Bíblia da Criança, que contém a Palavra de Deus falada na linguagem das crianças. Mas a Bíblia de melhor linguagem atualmente é a Bíblia da Editora Paulus, chamada Bíblia Pastoral.
Neusa: A Igreja Menino Jesus de Praga em Taguatinga – DF é Católica Apostólica Romana ou é católica brasileira?
Eu pesquisei as paróquias do DF e encontrei uma com o nome de Menino Jesus de Praga, mas na Brazlândia - DF, a de Taguatinga não consta na relação das Paróquias do Distrito Federal, possivelmente seja da Igreja Brasileira, mas não posso afirmar com certeza porque não conheço.
Nice: Minha mãe faleceu há dez anos e ela queria falar comigo, só que não deu tempo. Desde então sonho com ela todos os dias, será que é porque ela queria falar algo importante?
Eu não sei interpretar sonhos, mas eu digo para você se tranqüilizar diante desse fato que ela queria falar com você e não deu tempo. Se não deu tempo paciência. O sonho pode ser porque você ficou impressionada com esse fato de não ter dado tempo. Continue rezando por sua mãe e agradeça a vida eterna que ela agora goza junto de Deus.
Ana Maria: Eu tive um namorado que é deficiente e peguei-o com outra mulher, agora ele quer voltar comigo. Devo perdoá-lo e aceitá-lo de volta?
Perdoar você deve, pois é uma característica do cristão perdoar sempre, conforme Jesus nos ensinou. Aceitá-lo de volta vai depender do amor que você sente por ele e também da prova que ele poderá dar do amor que sente por você. Perdoar é uma coisa, aceitar de volta é outra coisa diferente.
Delmira: Minha sobrinha é cadeirante e casou e teve dois filhos e tem uma vida normal.
Certamente você está se referindo ao caso da cadeirante que foi impedida de se casar na Igreja por ser deficiente. A Igreja só pode impedir a celebração do matrimonio se provar que a pessoa deficiente é impotente. No caso de sua sobrinha está provado, e em vários outros casos, que pelo fato de ser deficiente não implica em impedimento para o casamento.
Não identificada: Não me simpatizo com os Testemunhas de Jeová, isso é pecado?
Eu também não simpatizo com essa seita protestante. Acho que eles desrespeitam muito as outras igrejas e insistem em pregar para quem já possui uma religião. Eu não aceito a pregação deles, já tenho a minha fé, amo minha Igreja. Não é pecado recusar a pregação deles, claro que você não deve maltratá-los, dispense dizendo de sua fé e de seu compromisso com sua Igreja.
Renata: Minha mãe já é falecida e eu sonho com ela sempre e no sonho ela está com raiva de mim. Por que será?
Infelizmente não sei interpretar sonhos, mas pode ser que você esteja precisando de se perdoar de alguma coisa, de algum ressentimento ou mágoa, que pode ser em relação à sua mãe, ou a outra pessoa. Procure analisar bem sua vida e sua prática de perdão.
Marli: Sou católica, amo Nossa Senhora, mas na consagração à Nossa Senhora, algumas pessoas cantam que somos propriedade de Nossa Senhora, acho que o certo seria cantar que somos consagrados à ela, estou errada?
Quem compôs essa canção colocou na letra essa infeliz expressão: “coisa e propriedade”, eu também não concordo com isso e prefiro dizer que sou filho consagrado de Nossa Senhora e não propriedade dela.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.