PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Ângela Maria de Oliveira: Em Êx 4, 24 fala que o Senhor Deus procura matar Moisés em uma hospedaria. Explique por favor.
Vou responder com a explicação de rodapé da Bíblia da Editora Vozes: “ Este misterioso episódio se assemelha ao da luta noturna de Jacó com o anjo, ao retornar a Canaã donde havia fugido (Gn 32, 25-33). São várias as explicações possíveis, mas sempre relacionadas com a circuncisão. A circuncisão era na origem um rito de iniciação pré nupcial. Mas entre os israelitas se tornou um rito de inserção no povo eleito, e se fazia no oitavo dia do nascimento (Gn 17, 12). Moisés teria negligenciado a circuncisão do filho; por isso a indignação divina, manifestada por alguma grave enfermidade”. Creio também que mais do que perseguição de Deus, a consciência de Moisés deve ter acusado sua negligência.
Eliete: Meu filho tem 13 anos e está decidido a ser padre. Como lidar com isso? Ele parou até de jogar bola, que era a sua paixão!
A melhor maneira de lidar com uma decisão (desde que seja boa) de um filho adolescente é apoiá-lo através de um diálogo aberto, mostrando o que sua decisão vai implicar em sua vida. Agora, diga para ele que a decisão de ser padre não implica em ficar estranho ao mundo, ele pode tranquilamente jogar bola, aliás é muito bom a prática de esportes para sua saúde. É preciso tirar essa idéia de que padre é diferente das outras pessoas, santidade se busca na vida cotidiana.
Edna Moura: O senhor acredita que a depressão é uma doença espiritual?
Eu não acredito, pois a depressão é uma doença psíquica e como tal deve ser tratada. Agora, a espiritualidade ajuda muito no tratamento de qualquer enfermidade. É preciso confiar na misericórdia divina, mas também confiar na inteligência que Deus deu a nós, para a solução de problemas, inclusive a doença.
Maria Aparecida: O que seria almas tíbias?
Alma tíbia é o mesmo que dizer pessoa fraca. Tibieza é fraqueza. A tibieza está profundamente ligada aos pecados, principalmente os capitais. E entre eles destaca-se a preguiça. Em geral, a preguiça é a inclinação a procurar o repouso e o conforto do corpo. É a acomodação que a tibieza nos proporciona, para assim nos tirar de uma vida constante de oração.
Não identificada: Estou estudando há dois anos com um rapaz muito lindo e acabei me apaixonando por ele, mas descobri que ele é gay. Todas as noites durmo chorando porque não me conformo com isso. O que faço?
Bem minha filha é necessário você procurar viver a sua vida sem ficar lamentando esse fato em sua vida. Se você vê que não tem possibilidade de assumir um relacionamento com esse rapaz, o jeito é procurar superar essa paixão. Reze pedindo essa graça e procure compreender a orientação sexual desse rapaz.
Olívia: No evangelho de Mateus diz que João Batista era Elias? Como assim?
Elias foi um profeta que defendeu de um modo radical a religião contra as influências pagãs. A figura desse profeta austero causou um impacto muito grande no meio do povo, por isso surgiu em torno dele um ciclo de narrativas de caráter lendário, marcadas por dramas e milagres. Por causa de seu fim misterioso descrito como assunção ao céu começou-se a esperar sua volta, crença muito viva no tempo de Jesus. O próprio Jesus afirma que Elias de fato já veio na pessoa de João Batista, mas isso não significa que João Batista é Elias, mas Jesus fala de João como um profeta austero e radical que tinha uma pregação semelhante à de Elias.
Não identificada: Minha cunhada odeia criança. Apesar disso, ela tem um filho e vive dizendo que o menino é a imagem do “cão”. Ela vai para o inferno por causa disso?
É triste nós vermos pessoas despreparadas para serem mães ou pais. Falando assim com a criança, a mãe está inculcando no filho a maldade, simbolizada pela palavra “cão”. É uma forma errada de educar o filho, e depois a mãe não poderá reclamar se seu filho, quando crescer, virar um verdadeiro “cão”, pois foi ela que assim o educou. Eu não sei se ela irá para o inferno por causa disso, pois o julgamento é de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.