PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS
Não identificada: Porque a imagem dentro da Igreja é tão adorada e na Bíblia ela é condenada? Nossa Senhora já apareceu na terra?
As imagens não são adoradas na Igreja e também não são condenadas pela Bíblia. Leia o texto abaixo.
Imagem não é o mesmo que ídolo. Chama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). Eis o que claramente indica Habacuc, dizendo: "Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta" (Hc 2, 19)
A Bíblia reza no livro de Josué: "Josué prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel" (Js 7, 6).
Terão sido idólatras Josué e os anciãos de Israel?
Foi Deus ainda que ordenou a Moisés levantar uma "serpente" de metal (Nm 21, 8) e todos os que olhassem para ela seriam curados. Ora, que "olhar" é esse que confere uma cura milagrosa diante de uma estátua de metal?
Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas palavras de S. João, que diz que tal "serpente" era o símbolo do Cristo crucificado: "Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre que seja levantado o Filho do Homem" (Jo 3, 14).
Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não.
A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. Ou seja, teríamos que colocar alimentos para as imagens, como faziam os romanos, os egípcios e os demais povos idólatras. Teríamos que achar que Deus e o santo são a mesma pessoa.
Sobre Nossa Senhora, temos várias “aparições” de Nossa Senhora espalhadas pelo mundo, são revelações que foram vistas e experimentadas por algumas pessoas e essas “aparições” tem sempre uma mensagem, um “recado” de Maria para a humanidade.
Manoelina Vieira: Minha vizinha não coloca vela para queimar para sua mãe falecida, ela pensa que quando a vela queimar toda, sua mãe vai ficar no escuro. Isso é verdade?
Isso é superstição minha amiga. Não tem nada a ver acender ou não acender vela para falecidos, eu, por exemplo, não acendo velas para rezar pelos falecidos, o que importa é a oração e não a vela. Se formos levar em consideração o que a sua amiga falou, então se ela não acende a vela a sua mãe ficará sempre no escuro? Isso é superstição. A vela tem um simbolismo na Igreja, ela representa Jesus ressuscitado, luz do mundo.
Não identificada: Meu marido está em falta comigo, deixa de me dar atenção por causa da TV e, principalmente por causa da novela Passione. O que faço? Quando falo, ele acha ruim. Estou para me vestir de Mariana Ximenes para ver se ele me olha.
A televisão é uma grande vilã no relacionamento familiar, muitas pessoas trocam o convívio por ela, é uma lástima! Eu aconselho a sempre dialogar com ele, mas é sempre bom respeitar a vontade de cada um. Se ele não dá atenção só na hora da novela, não vejo que é um mal, mas se ele se isola e nunca dá atenção aí precisa de um sério diálogo sobre o relacionamento. Casamento exige compreensão de ambas as partes e também renúncia.
Não identificada: Eu sou virgem e meu namorado está me pressionando a ter relação sexual com ele. O que devo fazer?
Eu aconselho você a manter a sua virgindade e não ceder, pois a relação sexual não é prova de amor. O que custa esperar? Vejo que as pessoas têm desvalorizado por demais o sexo, que é abençoado, quando feito com amor e na hora certa. Não caia na onda do mundo.
Maria de Lourdes: Ouvi uma senhora falando que já fez duas novenas, não sei quantos terços e seu filho não foi curado. O que mais ela tem que fazer? O que eu digo a ela?
As graças são alcançadas, mas não no nosso tempo, mas no tempo de Deus. É preciso rezar e entregar na misericórdia de Deus, confiar sem medida. Deus tem o tempo dele, aguarde com paciência e reze com insistência.
Olga Pereira: Ouvi dizer que o vice-presidente Michel Temer é satanista. Acredita nisso?
Nunca ouvi dizer isso e não acredito que ele seja satanista. Tem-se veiculado tanto boato em relação à Dilma e seu vice! Não dê importância a esses boatos.
Maria José: Por que comemoramos o natal no dia 25 de dezembro? Tem estudos que comprovam que Jesus nasceu realmente nessa data?
Os estudos comprovam o contrário, que ele não nasceu em 25 de dezembro. Mas a Igreja aproveitou uma data pagã para colocar o motivo religioso do nascimento de Jesus. Esta data era a celebração do nascimento do deus sol, como nós temos no evangelho (Mt 4, 16) uma citação de Isaías que diz: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz...” (Is 9, 1). O próprio Jesus disse de si mesmo: “Eu sou a Luz do mundo” (Jo 8, 12). Celebrar, portanto, o deus sol (entidade pagã) para nós é celebrar a luz que veio ao mundo, Jesus Cristo.
Samuel Queiroz: Qual o primeiro passo para interessar a ler a Bíblia? Tem dia que dá tanta preguiça!
Eu aconselho você a rezar antes de ler a Bíblia, pedindo as luzes do Espírito Santo, para ler e entender as Sagradas Escrituras. Sem a luz de Deus nunca poderemos compreender e amar a Palavra de Deus. Esse é o primeiro passo. O segundo é começar a ler a Bíblia pelo Novo Testamento, os evangelhos e as cartas. Digo mais, comece a ler no evangelho de Lucas no capítulo 24, no trecho sobre os discípulos de Emaús, você poderá compreender que ler as Sagradas Escrituras deve sempre partir da fé na ressurreição de Jesus.
Henrique dos Santos Dias: O que é amor ágape?
Ágape (em grego "αγάπη", transliterado para o latim "agape"), é uma das diversas palavras gregas para o amor. Na Igreja nós a usamos para denominar o amor divino, amor incondicional, sem medida. O ágape é diferente de filia, que é amor amizade e também eros, que é amor sexual.
Nao identificada: Sei que minha vizinha trai seu marido e, no domingo ela vai à Igreja e recebe a comunhão. Isso é correto? Como eu devo agir? Devo falar com ela?
Creio que você deve falar com ela sim, sem moralismo, mas com amor, com respeito à sua pessoa. Oriente-a para perceber o seu erro. A Palavra de Deus pede que nós tentemos corrigir as pessoas com amor, é a chamada correção fraterna. Faça isso, se ela ouvir você terá ganho uma vida para Deus.
Ângela: Minha mãe me proibiu de casar com quem eu realmente amava, acabei casando com outro, por causa dela. Esses dias, no supermercado, vi o meu primeiro amor, me tremi toda, lembrei do passado, fiquei muito balançada. Será que eu adulterei só de pensar e sentir essas coisas?
Antes de falar de pecado eu acho que você fez um erro no passado aceitando a imposição de sua mãe. Ninguém pode obrigar o outro a se casar com quem nao ama, isso é um absurdo nos tempos de hoje. O que você sentiu é plenamente normal, pois relembrou um passado bom. Não se preocupe, mas procure dedicar sua vida e aprenda a amar o seu marido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.