PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Zuleide: Estou divorciada há 30 anos e não tenho nenhum companheiro, estou sozinha. Posso comungar?
Minha cara amiga, seria bom você procurar o padre de sua Paróquia para uma orientação pessoal.
Não identificada: Minha filha é adventista e eu sou católica, às vezes eu vou à Igreja dela. Estou agindo errado?
Eu não vejo problema em visitar outras igrejas, desde que se mantenha firme em sua fé. Gostaria de saber também se a sua filha vai à sua Igreja com você do mesmo modo que você vai à dela, se não for, eu penso que você deve parar de ir lá também. Eu particularmente não gosto disso, de um dia ir numa igreja e depois em outra.
Sebastiana: Tenho três afilhados e eles passaram para outra igreja. O que devo fazer como madrinha?
Você deveria ter feito antes de eles passarem para outra igreja, dando um testemunho de fidelidade à Igreja onde eles foram batizados (madrinha e Pedrinho de batismo é para colaborar na educação da fé católica), mas mesmo assim, acho que você deveria conversar com eles sobre isso, se não conseguir, deixe na liberdade deles. É preciso respeitar as decisões das pessoas.
Maria Alice: Na Bíblia, em Êxodo, manda descansar no sábado. Por que a Igreja católica descansa e presta louvores a Deus no domingo?
O Antigo Testamento, onde está o livro do êxodo, fala da fé judaica, da antiga Aliança. O Novo Testamento fala de uma nova Aliança, selada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo e é esta aliança que devemos seguir. Jesus ressuscitou no domingo (primeiro dia da semana) e a comunidade dos seguidores de Jesus começou a cultuar Jesus no dia de sua vitória sobre a morte, por isso a Igreja assumiu o domingo como dia de louvar e agradecer a Deus e também descansar. Ah, é bom saber que não é a Igreja católica que guarda o domingo, mas a maioria das Igrejas cristãs.
Ana Lígia: Eu não tenho o sacramento do matrimonio. Se eu for com meu marido na Matriz, vocês fazem isso por mim?
Com o maior prazer nós legalizaremos a situação de vocês, se houver possibilidade, isto é, se vocês dois estiverem livres de qualquer impedimento (se nenhum dos dois foi casado no religioso anteriormente). Procure-nos que conversaremos sobre isso.
Julia Santana: Qual é a importância da confissão e qual a freqüência que devemos fazê-la?
Em primeiro lugar é importante reconhecer as falhas que temos em nossa caminhada e pedir perdão a Deus pelos erros que cometemos. Sempre que nós reconhecemos as falhas, ou pecados, e a Deus pedimos o perdão nos sentimos aliviados e amados por um Deus misericordioso e bom. Devemos confessar sempre que tivermos pecado grave contra Deus, contra nós mesmos ou contra os outros. A Igreja diz que devemos confessar pelo menos uma vez ao ano.
Erotides Cunha: Eu não acredito que Deus criou o mundo do jeito que ele é, mas acredito nos santos e amo Jesus. O que me diz?
Em primeiro lugar gostaria de saber se você não acredita na criação do mundo por Deus ou se não acredita que Deus criou o mundo do jeito que ele está, pois há uma grande diferença. Deus criou o mundo para nele as pessoas fossem felizes e não o mundo estragado pela nossa ambição e egoísmo como temos agora. O mundo está como está devido ao nosso pecado e não por vontade divina. Vejo que você crê, procure refletir melhor sobre sua fé.
Ângela: Moro sozinha, me afastei de tudo e de todos, quando era jovem fiz muita coisa errada e encontrei essa maneira de me punir. Acho que não mereço o perdão de Deus. O senhor acha que Deus pode me perdoar?
Primeiro nunca se puna por nada de errado que tenha feito, mas se arrependa e tente refazer o erro, vivendo de maneira diferente, se isolar não resolverá em nada a situação. Segundo Deus sempre perdoa a pessoa de coração contrito e arrependido. Procure conviver com os outros e não se isole minha filha, a vida que Deus nos deu foi para ser vivida com alegria e gratidão, saiba viver o perdão para si mesma. Quando ficamos nos culpando é porque não fizemos ainda um processo de auto perdão, faça isso e você será mais feliz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.