PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Maria de Fátima: Fui traída por meu marido e não o perdoei. Posso comungar?
Como você poderá se aproximar de Jesus com o coração cheio de ódio? É preciso perdoar minha amiga, não fique se maltratando com a falta de perdão. O pecado é dele e não seu, procure relativizar isso e ame a você mesma, em primeiro lugar. Sei que não é fácil exercitar o perdão, mas é possível.
Maria de Lourdes: Qual o significado da sandália arrebentada de Jesus no quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro?
Os arcanjos Gabriel e Miguel, mostram os instrumentos da Paixão de Cristo: a cana com esponja, a lança, os cravos e a cruz. O menino, assustado pela visão, lança-se nos braços da Mãe. A angústia de Jesus não é demonstrada pela expressão e sim por suas atitudes. Ele agarra-se à mão que a Mãe lhe estende para confortá-lo e, no movimento, deixa escorregar a sandália do pé direito. Isso significa que devemos encontrar conforto na pessoa de Maria e ainda, a sandália desamarrada pode significar que o pecador encontra salvação na devoção à Maria, que sempre nos leva a Jesus.
Vitória: No meu setor não tem igreja católica, como faço para solicitar uma?
A primeira atitude que uma pessoa deve ter neste caso é procurar as pessoa que professam a mesma fé e começar a se reunir para as orações, seja a reza do terço ou outra forma de reunir a comunidade. A primeira igreja que devemos construir é a do povo reunido na fé, para depois construir a igreja templo (casa). Depois de reunida a comunidade, procure a Igreja mais próxima do seu setor e converse com o padre para ver os caminhos a serem percorridos.
Alice: Por que a religião e ciência não se combinam?
Eu não vejo tanta divergência entre fé e ciência. Claro que a Igreja tem algumas restrições quanto à manipulação genética e outras, mas ela não é contra a ciência.
Maria do Carmo: Eu não confesso individualmente, só comunitária, sendo assim comungar é pecado?
Temos diversos modos de nos confessar, entre eles a confissão comunitária, que é válida, tanto quanto a individual, mas mesmo assim a Igreja nos aconselha a buscar a confissão individual pelo menos uma vez ao ano.
Terezinha Rodrigues: Sou católica assídua, quando chega um evangélico na minha porta e não recebo, pois não gosto do jeito deles. Estou fazendo mal em não recebê-los?
Eu diria a você que não se pode expulsar as pessoas que vem nos visitar, mas podemos recusar a pregação, pois se você é católica, tem a sua maneira de ver a fé e eles outra. É bom você explicar isso a eles, que você já é evangelizada e não quer receber a doutrina deles. Seja clara, mas respeitosa.
Sebastiana Pereira: Perto da minha casa tem uma paróquia, só que o padre só vem celebrar a missa uma vez por mês, os outros dias quem faz a celebração são os irmãos, não me sinto bem de não assistir uma celebração que não seja feita por um padre. Isso é pecado?
Eu digo para você que procure aceitar a palavra de Deus sendo refletida, sendo por um padre ou por uma pessoa leiga. É muito importante você participar das celebrações, mesmo que não seja padre, pois a Igreja está reunida em nome de Jesus e Ele está presente onde as pessoas se reúnem em seu nome. A celebração da Palavra é muito importante. A propósito, você reza pelas vocações sacerdotais? Seria bom a sua comunidade rezar para que tenha mais padres.
Nice: Sou casada há mais de 40 anos, meu esposo é muito pirracento, já não sei mais o que fazer com ele. O que devo fazer?
Eu sempre aconselho as pessoas a nunca se cansarem de buscar o diálogo e a compreensão na relação a dois. Se ele é pirracento, não dê muita importância para isso, pois quanto mais você se irrita mais ele fará pirraças. Se coloque no lugar dele e procure compreender as suas atitudes, mas não deixe de conversar.
Sebastiana Pereira: Casei muito cedo, ficamos 20 anos juntos e depois nos separamos. Posso comungar?
A lei da Igreja, de maneira geral, fala que as pessoas separadas estão vivendo em situação irregular, mas eu aconselho a procurar a sua Paróquia e conversar com o padre, para que vocês possam resolver esta situação.
Não identificada: Quem usa camisinha e anticoncepcional pode comungar?
É um assunto muito delicado esse. Primeiro devemos analisar o porque do uso destes anticonceptivos, se as pessoas que usam são casadas e outras motivações. Procure conversar pessoalmente com o padre de sua paróquia para uma orientação pessoal.
Maria da Paixão: Quando no meu setor não tinha Igreja, nós rezávamos nas casas e era muito bom.
Eu não vejo motivos para parar de rezar nas casas tendo Igreja construída no setor. O templo é importante, mas a Igreja povo deve continuar sendo fervorosa. É bom realizar a novena de natal, a campanha da fraternidade e ainda, rezar o terço nas casas, isso fortalece a comunhão, motive para isso.
Nivalda: O que significa “Agnus Dei”?
É uma expressão latina que significa Cordeiro de Deus, se referindo a Jesus.
Não identificada: Eu cuido de um neto durante o dia para seus pais trabalharem. Eu o educo de uma maneira e os pais de outra. O que devo fazer?
Primeiro, a educação dos filhos cabe aos pais e não aos avós. É uma situação difícil, pois, o seu neto fica a maior parte com você, daí eu aconselho a conversar com os pais para ver que tipo de educação eles querem para seu filho. O melhor seria ele ficar com os pais.
Domicia de Carvalho: Quem foi S. João Maria Vianney? E Santo Afonso Maria de Liguório?
São João Maria Vianney nasceu no final do século XVIII, na França e viveu santamente numa pequenina cidade chamada Ars, onde dedicou a sua vida na oração e no atendimento às pessoas. Foi muito dedicado na sua atividade sacerdotal, tanto que é considerado um modelo de vida para todos os padres – é o Padroeiro dos Párocos.
Santo Afonso Maria de Liguório, nasceu no final do séc XVII, no reino de Nápolis, hoje sul da Itália. Foi advogado e depois se tornou um grande sacerdote, preocupado com as pessoas que não eram atendidas normalmente pela igreja da época, os mais abandonados como ele dizia, que eram os camponeses e moradores das pequenas localidades do reino. Dedicou a sua vida na pregação de missões a esta gente e fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, os Missionários Redentoristas, da qual eu faço parte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.