Nº 0183 29/12/2010
0803. Evangelho de quarta-feira (29-12-2010) - 1ª leit 1Jo 2, 3-11; Sl 95, 1-3. 5b-6; Lc 2, 22-35 - Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te traspassará a alma”.
Recadinho: Jesus é consagrado ao Pai no Templo e ali encontram o velho Simeão que fala maravilhas do menino Jesus: "luz para iluminar as nações", luz que vinha de Deus Pai, luz que nos libertada! Ele será aceito pelos excluídos e marginalizados da sociedade, e os poderosos o rejeitarão, sendo sinal de contradição. O mesmo Jesus nos é apresentado todos os dias e de muitas formas.
0804. -O aumento do salário dos parlamentares foi bom? - Esta foi uma das perguntas que nos fizeram, completada com outra interrogação: -Será que sobra para os outros funcionários? Para o bispo católico de Limoeiro do Norte (CE), dom Manuel Edmilson Cruz, foi uma atitude injusta. Tanto assim que ele causou grande desconforto, no plenário do Senado, ao recusar a “Comenda Dom Helder Câmara”, que lhe foi oferecida. Foi no dia 21 de dezembro/10. Era um protesto contra o reajuste de 61,8% concedido a deputados e senadores. Sua atitude rendeu convites para que ele encabece um movimento para fazer virar lei uma proposta defendida por ele em seu discurso no Congresso: que o reajuste dos parlamentares passe a seguir o mesmo índice daquele concedido aos aposentados!
0805. O discurso - Em seu discurso, dom Edmilson destacou a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar as filas dos hospitais da rede pública: "Não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta!" Ressaltou: "A comenda, hoje outorgada, não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a! De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la". Neste momento, em que a sessão era presidida por Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor da homenagem, o público o aplaudiu. Dom Edmilson afirmou que assumia a postura "com humildade, sem a pretensão de dar lições a pessoas tão competentes e tão boas". Diante da situação criada, o senador José Nery (PSOL-PA) cumprimentou o bispo pela sua atitude "coerente" com o que pensa e ressaltou que o bispo “exige que o Congresso Nacional reavalie a decisão que tomou” em relação ao salário deles.
0806. Nossa política e justiça! - Bem disse alguém que “nas áreas da política e da justiça, nosso país se encontra em situação calamitosa! Faltam-nos pessoas com o desprendimento, o patriotismo e a coragem de dom Edmilson”. Recentemente, outra notícia estourou: “Dois ministros recém-escolhidos devolvem dinheiro subtraído do Estado indevidamente!” E, então, fica tudo por isso mesmo! Em empresa séria que se preze, tais funcionários já estariam “no olho da rua”. Cá entre nós!!!!!!!!... Outra: Já nos esquecemos do fato de uma ministra que foi à Argentina para um evento de sua igreja com despesas pagas pelo erário. Tendo o fato se tornado público, ela simplesmente, e somente, devolveu o dinheiro! E novos constrangimentos surgirão, sem dúvida. E as economias do povo seguem escapando pelos ralos! Por estas e por outras, se diz que os Reis Magos deste ano não terão ouro para o Menino Jesus! Passaram pelo parlamento brasileiro e lhe roubaram!
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.