Foto: Pe. Daniel com duas de suas irmãs e uma sobrinha
A comemoração será em dois momentos especiais em Aparecida e em Goiânia e será junto com os colegas de turma: Pe. Gervásio Fábri dos Anjos e Pe. Antonio Ferreira Pacheco.
Nasceu em Piracaia, SP no dia 10 de julho de 1935. Seus pais: Jorge Tamassia e Maria Bim Tamassia que tiveram sete filhos, dos quais o Pe. Daniel tornou-se Missionário Redentorista e duas tornaram-se freiras. Os demais se casaram.
Pe. Daniel entrou no Seminário Santo Afonso no dia 16 de fevereiro de 1947 e fez sua consagração religiosa na Congregação dos Missionários Redentoristas no dia 2 de fevereiro de 1956. Fez os estudos superiores em Tietê-SP de 1956 a 1960. Sua ordenação sacerdotal foi realizada na Igreja de Santa Terezinha, em Tietê-SP, no dia 1 de janeiro de 1961, por D.José Carlos Aguirre, bispo de Sorocaba
Pe.Daniel iniciou suas atividades pastorais na Paróquia de Nossa Senhora da Penha – SP – onde se dedicou de maneira especial à Comunidade de N.Sra.de Fátima, hoje também paróquia. Em seguida foi transferido para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida onde passou os anos iniciais de sua missão sacerdotal.
Outra atividade relevante do Pe. Daniel foi junto às Missões Populares Redentoristas, residindo em Araraquara. Neste período, com grande criatividade e percepção pastoral, criou junto com o Pe. Carlinhos (hoje D.José Carlos de Oliveira, bispo emérito de Rubiataba-GO) “NATAL EM FAMÍLIA”. Esta iniciativa cultivada por ele, desdobrou-se com o passar dos anos, e Pe. Daniel foi dedicadíssimo na organização e difusão desta pastoral que tomou conta do Brasil.
Transferido para Goiás fez parte das Missões Populares nesta área, missionando em várias cidades de Goiás, Belém do Pará e D.Federal, sem abandonar a difusão do Natal em Família.
Além da Pastoral nas Missões, a experiência do Pe.Daniel com a campanha do Natal em Família fez com que fosse convocado pela CNBB para uma restauração e animação da “Campanha da Fraternidade” com sua sede ainda no Rio de Janeiro. Por solicitação de D.Aloysio e D. Ivo, esta recuperação da Campanha da Fraternidade seguiu os moldes do Natal em Família, com aceitação e sucesso.
Com a intensidade dos trabalhos na área de divulgação destas campanhas, visitas e encontros com dioceses de todo o Brasil, Pe. Daniel passou a dedicar-se intensamente a esta pastoral. Nessa época já residia em Brasília junto à Editora Centro de Pastoral Popular (CPP), sendo um dos seus fundadores. As atividades da CNBB também foi para Brasília e nesta ocasião foi entregue ao Pe. Daniel a tarefa de coordenar o texto base da Campanha da Fraternidade, assim como participar da “Pontifícias Obras Missionárias” juntamente com o saudoso D.Luciano Mendes de Almeida.
Residindo em na Igreja N.Sra.Perpetuo Socorro, Pe. Daniel exerceu ali grande parte de seu ministério, inclusive na Agrovila São Sebastião, antiga Papuda, um famoso complexo presidiário.
Atualmente, aos 75 anos, Pe. Daniel mora em Natal e se dedica ao atendimento diário de confissões na Catedral.
Dia primeiro de janeiro vai celebrar os 50 anos de sacerdócio na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, junto com seus colegas de turma: Pe. Gervásio Fábri dos Anjos, Pe. Antonio Ferreira Pacheco, e possivelmente outros (chilenos e gaúchos).
Dia 9 de janeiro, os três (Daniel, Gervásio e Pacheco) celebram na Matriz de Campinas, em Goiânia, às 19:30h. Parabéns!
Irformou: Pe. Maurício Brandolize (Rapidinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.