NATAL, MAIS DO QUE UMA FESTA!
Fácil que as emoções e as fantasias acabem falseando nossa percepção da realidade, principalmente das realidades da fé , bloqueando-nos à superfície. As festas do Natal não escapam do perigo. Tantas vezes passam pela nossa vida, deixando apenas cascas vazias de noz.
No Natal temos um mistério no sentido forte da palavra: a presença na realidade humana do poder divino que salva e plenifica. Presença do Verbo de Deus que assume nosso modo humano de ser, nossa encarnação no tempo e no espaço, na contingência da cultura e nas flutuações da história. Ao falar disso Paulo menciona as idéias de rebaixamento, aniquilamento, esvaziamento, fraqueza, servidão pequenez.
Contemplando esse mistério, os teólogos do passado, quando ainda não tinham medo das palavras e das audácias, condensavam numa frase o pouco, que é sempre muito, que podiam intuir. E diziam: o Filho de Deus fez-se homem para que nós pudéssemos ser deuses. Colocam-nos assim diante da mais clara manifestação do amor gratuito, que amando partilha, transforma e faz feliz. Isso faz diferente nossa festa.
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
1° de dezembro
SÃO ELÍGIO, BISPO
Evangelho (Mt 15,29-37) “Muita gente aproximou-se de Jesus, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes.”
É comovente ver o que aquele povo fez. Foi procurar Jesus para ouvir sua palavra, mas levou consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e doentes. Não deve ter sido fácil. E para nós a lição é muito clara: não basta procurar Jesus, nem basta segui-lo. Por mais difícil que seja, por mais pesado, é preciso levar conosco os que ainda não o conhecem, para que nele encontrem cura e salvação.
Oração
Senhor, eu vos agradeço a possibilidade que tenho de conhecer Jesus, de encontrar nele salvação e paz. Há muitos , porém, que ainda não o conhecem ou não o seguem como discípulos. Ajudai-me a trazê-los para perto do Mestre, para que sejam curados, possam ver e ouvir a verdade que liberta. Dai-me paciência e a delicadeza necessárias para facilitar-lhes a caminhada. Amém.
REVISTA DE APARECIDA-DEZEMBRO 2010
REVISTA DE APARECIDA-DEZEMBRO 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.