Os desafios da missão do leigo no mundo moderno
Confira como foi a palestra que marcou as atividades do Mês Missionário
No dia 17 de outubro, agentes de pastorais tiveram mais uma oportunidade de formação, com a palestra "A missão do leigo e a Igreja", ministrada pelo doutor em Teologia e professor da PUC do Rio de Janeiro, Celso Pinto Carias. O evento, que aconteceu na Biblioteca Redentorista, integrou as atividades do Mês Missionário, celebrado pela Igreja em outubro.
A partir de um trecho Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 6, 1-11), Celso destacou a importância do Batismo para o católico: "Ele é nossa identidade, nos dá a cidadania eclesial" e falou sobre os fundamentos principais da teologia, do ponto de vista cristológico (somos batizados e precisamos ter as atitudes de Cristo como exemplo para nossas atitudes); pneumatológico (a ação de Cristo pelo Espírito Santo), sacramental-eclesial e ético (em Cristo, temos vida nova, coerente com o Evangelho).
O professor da PUC também discorreu sobre a história da Igreja, desde os primeiros cristãos, passando pelos mártires e pela patrística, pelo Concílio Vaticano II, até os dias de hoje, marcados pelos desafios da cultura moderna. "O Vaticano II propôs um diálogo com o mundo e realmente foi um marco. É preciso estudá-lo e compreendê-lo". Entre os desafios citados por Celso no mundo de hoje estão o individualismo, a fé privatizada (cada um por si próprio), um mundo que muda com muita rapidez. "Durante muito tempo a Igreja evitou esta cultura moderna, mas não há como ignorá-la. E a formação é o grande trunfo que os leigos têm para enfrentar esta realidade".
Dentro das perspectivas pastorais, o doutor em Teologia reforçou a questão da nova mentalidade com relação à pastoral urbana, principalmente no sentido da criação de grupos pequenos, retornando às origens da Igreja. Ele destacou ainda que o atuação do leigo, dentro da Igreja, deve consolidar a questão dos conselhos pastorais, a formação e a iniciação cristã. Já com relação à caminhada na sociedade, é preciso ter como metas o diálogo com a cultura, a solidariedade e o testemunho. "Como diz o Papa Bento XVI na Encíclica Deus é Amor, é necessária adesão à Palavra, adesão à Liturgia e caridade".
Fonte: site da Paróquia da Gloria – Prov. Rio

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.