PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
UM JEITO FÁCIL DE ORAR
Todos já descobrimos há muito tempo o jeito fácil de orar que é a devoção do Santo Rosário ou do Terço. Simples, fácil, envolvente e muito boa para a oração comunitária. O simples repetir as mesmas palavras pode ajudar-nos a fixar nossa atenção e nosso afeto em Deus. Mas pode também nos prender à repetição apenas mecânica de palavras, perigo que não é tão difícil de evitar.
Se quisermos dar um passo a mais em nossa oração, podemos fazer a contemplação das várias etapas da vida de Jesus e de Maria. Contemplar é olhar demoradamente para alguém ou para alguma coisa. Não apenas olhar: mas examinar os pormenores, os matizes, os lados da realidade que só percebe-mos aos poucos. Não apenas pensar: mas saborear a ideia, lembrar detalhes do acontecimento, procurar seu senti-do, tirar conclusões. E a partir disso começar um diálogo conosco mesmos, com o Pai, o Espírito, com Jesus, o Filho de Deus, com Maria... E por que na recitação comunitária não abrir um espaço para a partilha entre os que estão orando?
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
20 de novembro
SANTO EDMUNDO, REI MÁRTIR
Evangelho (Lc 20,27-40) “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele.”
Os saduceus não creditavam na ressurreição dos corpos, e muitos nem acreditavam na imortalidade da alma. Argumentavam supondo que a vida futura será uma simples continuação da atual. Jesus reafirma nossa ressurreição corporal, mas deixa claro também que, pelo poder de Deus, essa vida será diferente da atual, elevada ao máximo de perfeição e sem nenhuma das limitações atuais.
Oração
Senhor, eu creio que me dareis uma vida para sempre, não uma vida diminuída, mas plena e muito melhor do que a atual. Não preciso ficar triste pensando no que deverei deixar ao morrer, porque me reservais muito mais na outra vida. Unido para sempre a Cristo, mergulhado na Trindade, poderei afinal amar e ser amado
como sempre desejei, numa felicidade que nem posso imaginar agora. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.