PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
UM JEITO FÁCIL DE ORAR
Todos já descobrimos há muito tempo o jeito fácil de orar que é a devoção do Santo Rosário ou do Terço. Simples, fácil, envolvente e muito boa para a oração comunitária. O simples repetir as mesmas palavras pode ajudar-nos a fixar nossa atenção e nosso afeto em Deus. Mas pode também nos prender à repetição apenas mecânica de palavras, perigo que não é tão difícil de evitar.
Se quisermos dar um passo a mais em nossa oração, podemos fazer a contemplação das várias etapas da vida de Jesus e de Maria. Contemplar é olhar demoradamente para alguém ou para alguma coisa. Não apenas olhar: mas examinar os pormenores, os matizes, os lados da realidade que só percebe-mos aos poucos. Não apenas pensar: mas saborear a ideia, lembrar detalhes do acontecimento, procurar seu senti-do, tirar conclusões. E a partir disso começar um diálogo conosco mesmos, com o Pai, o Espírito, com Jesus, o Filho de Deus, com Maria... E por que na recitação comunitária não abrir um espaço para a partilha entre os que estão orando?
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
19 de novembro
SÃO ROQUE GONZÁLEZ, AFONSO RODRIGUEZ E JOÃO DEL CASTILLO, MÁRTIRES
Evangelho (Lc 19,45-48) “Procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.”
Ao ler a história da condenação de Jesus, muitos se perguntam como foi possível ele ter sido abandonado pelo povo, condenado pelos que ainda havia pouco o aclamavam. Tenho a impressão que o povo nem o abandonou nem condenou. Enquanto todos estavam entretidos com a festa, os chefes manobraram com
o apoio de uns poucos, e conseguiram condená-lo e crucificá-lo.
Oração
Senhor, sei que perdoastes aos que vos condenaram, e dissestes que não sabiam o que estavam fazendo. Reconheço minha parte de culpa em vossa morte, e na morte e sofrimentos de tantos irmãos pelo mundo afora. Ensinai-nos, Senhor, a estar atentos e a fazer que todos estejam atentos, para que não haja tantas oportunidades para os que semeiam e tramam mentiras e injustiças. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.