23 DE NOVEMBRO - SANTO DO DIA E SERVO REDENTORISTA
O SANTO QUE CONHECEU OS APÓSTOLOS
Foi São Clemente (séc. I), o quarto Papa, depois de Pedro, Lino e Cleto. Conheceu os apóstolos e escutou com seus próprios ouvidos as suas pregações.
Seus primeiros anos de pontificado foram bastante pacíficos. Com a subida ao trono do bondoso imperador Nerva, os cristãos tiveram um pouco de paz. Clemente pode pastorear tranqüilamente seu rebanho, visitando comunidades ou mandando cartas.
A calmaria, porém, durou pouco. Quando o imperador Trajano subiu ao trono, a perseguição cruenta recomeçou. Clemente foi condenado a trabalhos forçados e transportado de navio para a ilha da Criméia. Embora filho da nobreza e já de cabelos brancos, não tiveram consideração com ele.
Os fiscais da obra perceberam que ele nunca se queixava; antes, animava os companheiros de torturas. Arriscava-se até a evangelizar os que passavam junto ao acampamento. Isto irritou os fiscais. Quando estava em alto mar, foi atado a uma âncora e jogado nas águas do oceano.
HÁ 49 ANOS FALECIA PE. PELAGIO
Hoje, 23 de novembro, é uma data especial, princpalmente para o povo goiano: 49 anos atrás falecia santamente o Pe. Pelágio Sauter. Para constatar a popularidade da qual gozava, basta dizer que cerca de quarenta mil pessoas o acompanharam até o cemitério, fato inédito na historia religiosa de Goiás. Pe. Pelágio nasceu na Alemanha em 1878, veio para o Brasil com 29 anos e aqui trabalhou 52 anos, sem nunca voltar para sua pátria.
Passou a maior parte da vida no Estado de Goiás. Visitou a cavalo inúmeras comunidades, fundou cidades, zelou pelo Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade durante mais de 30 anos, visitou milhares de doentes nos hospitais ou nas suas casas. Recebeu de Deus os dons da cura e da clarividência. Muitos foram e continuam sendo curados, graças à sua intercessão.
Pe. Pelágio cuidou do seu povo como um pai. Conhecia todo o mundo, quer de perto ou de longe, e todos o conheciam. Por isso o povo de Trindade costumava dizer: "Logo depois do Divino Pai Eterno vem o Pe. Pelágio". Para o povo simples os termos "Padre" e "Pelágio" significavam uma coisa só. Quando chegava algum redentorista novo o povo dizia: "Chegou outro Pelaginho".
Seu processo de beatificação foi aberto dia 23 de novembro de 1997. Os depoimentos canônicos sobre a heroicidade de suas virtudes já estão em Roma. Igualmente uma cura extraordinária que pode dar-lhe o título de Beato ou Bem-aventurado.
Pe. Pelagio, rogue por nós lá no céu.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.