D. Joseph W. Tobin, C.Ss.R.
13.10.2010



13.10.2010

No último sábado, 09 de outubro, na Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano, às 16h, aconteceu a celebração em que foi sagrado arcebispo nosso Superior Geral Emérito José W. Tobin. Nascido em Detroit, Michigan - EUA, em 03 de maio de 1952, foi nomeado Secretário para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Estavam presentes na missa presidida pelo cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado: os confrades redentoristas residentes em Roma, incluindo os membros do Governo Geral (com exceção do Pe. Enrique Lopez e do Ir. Jefrey que estão em viagem); vários confrades vindos de diversas partes do mundo; os familiares do novo arcebispo, com destaque para sua mãe e nove dos doze irmãos; além dos convidados dos outros três bispos sagrados na mesma celebração.

Em sua homilia, o cardeal Bertone destacou a missão do bispo, a partir das leituras bíblicas do XXVIII domingo e transmitiu as saudações do Papa Bento XVI aos novos bispos.
Após a belíssima celebração, o novo arcebispo, Dom Tobin, recebeu seus convidados no pátio da Congregação, na via da Conciliação, onde já está trabalhando.

No domingo, D. Tobin presidiu a missa das 18h30, na Igreja de Santo Afonso (Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Contou com vários bispos co-presidentes, além do Superior Geral Emérito, Pe. Juan Lasso de la Veja, do atual, Pe. Michael Brehl e, ainda, do cardeal Bernard Law, da Basílica de Santa Maria Maior, além dos confrades e outros sacerdotes e religiosos.
Nossa igreja estava lotada e “vestida” de festa.
No início da missa pontifical, Pe. Lasso fez breve apresentação de D. Tobin e ao final, um momento de profunda emoção, quando Pe. Michael Brehl homenageou a mãe do novo arcebispo, a sra. Marie Therese, presenteando-a com um crucifixo.
Após a missa, seguiram-se os cumprimentos e um jantar festivo em nossa Comunidade. Houve alguns momentos de descontração, como os que D. Tobin tocou piano e cantou com a família e com os confrades algumas canções americanas.
Em alguns rápidos encontros de partilha, D.Tobin disse-nos de sua nova rotina e da grande responsabilidade que é assumir uma função no Vaticano. Confidenciou-me, bastante emocionado, o que para ele está sendo mais difícil: ter que viver sem a Comunidade Redentorista. “É a sensação de deixar a família”. Um belo testemunho de amor à nossa Congregação e à nossa vida comunitária.
Informou (texto e fotos): Pe. Carlos Viol,C.Ss.R. / Roma, 11 de outubro de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.