PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
UM JEITO FÁCIL DE ORAR
Todos já descobrimos há muito tempo o jeito fácil de orar que é a devoção do Santo Rosário ou do Terço. Simples, fácil, envolvente e muito boa para a oração comunitária. O simples repetir as mesmas palavras pode ajudar-nos a fixar nossa atenção e nosso afeto em Deus. Mas pode também nos prender à repetição apenas mecânica de palavras, perigo que não é tão difícil de evitar.
Se quisermos dar um passo a mais em nossa oração, podemos fazer a contemplação das várias etapas da vida de Jesus e de Maria. Contemplar é olhar demoradamente para alguém ou para alguma coisa. Não apenas olhar: mas examinar os pormenores, os matizes, os lados da realidade que só percebe-mos aos poucos. Não apenas pensar: mas saborear a ideia, lembrar detalhes do acontecimento, procurar seu senti-do, tirar conclusões. E a partir disso começar um diálogo conosco mesmos, com o Pai, o Espírito, com Jesus, o Filho de Deus, com Maria... E por que na recitação comunitária não abrir um espaço para a partilha entre os que estão orando?
Quem sabe neste outubro poderemos renovar nossa oração retomando a devoção do Santo Rosário.
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
31 ─ 31º Domingo Comum ─
S. Quintino, mártir
Evangelho (Lc 19,1-10) “Havia em Jericó um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.”
Zaqueu está entre os poucos que conhecemos do tempo de Jesus. De começo sua figura é ligeiramente ridícula: um homem baixinho que não consegue ver Jesus, e que desajeitadamente sobe em uma figueira. De fato Zaqueu é uma grande figura. Deixou-se atrair por Jesus, ainda antes de o conhecer de perto, fez todo o possível para o ver, e bem que gostaria de falar com ele, se isso fosse possível. Quando Jesus o chamou, desceu logo ao seu encontro, e mal pôde acreditar quando o Mestre se convidou a se hospedar em sua casa. E chegou logo às consequências: se acreditava em Jesus, se queria ser seu discípulo e amigo, precisava mudar de vida. Interessante que primeiro fez o que não tinha obrigação de fazer: “dou aos pobres metade de meus bens”
Oração
Senhor, ajudai-me a imitar Zaqueu pelo menos um pouco. Aumentai minha sede de vos conhecer, atrai-me de modo que faça todo o possível para vos conhecer sempre mais. Dai-me decisão, para não ficar protelando minha entrega a vós, para de uma vez por todas abrir para vós a porta de meu coração. Peço coragem para fazer o que for preciso fazer, deixar o que for preciso deixar para vos seguir e continuar vossa presença de salvação no mundo. Uma vez que sois tão misericordioso comigo, fazei-me tolerante e compreensivo para com aqueles que ainda não vos encontraram. Não sou melhor que eles: apenas fui mais favorecido. Peço por todos eles, Senhor, convidai-os, e fazei que logo venham todos participar da festa para a qual nos chamais. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.