PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
UM JEITO FÁCIL DE ORAR
Todos já descobrimos há muito tempo o jeito fácil de orar que é a devoção do Santo Rosário ou do Terço. Simples, fácil, envolvente e muito boa para a oração comunitária. O simples repetir as mesmas palavras pode ajudar-nos a fixar nossa atenção e nosso afeto em Deus. Mas pode também nos prender à repetição apenas mecânica de palavras, perigo que não é tão difícil de evitar.
Se quisermos dar um passo a mais em nossa oração, podemos fazer a contemplação das várias etapas da vida de Jesus e de Maria. Contemplar é olhar demoradamente para alguém ou para alguma coisa. Não apenas olhar: mas examinar os pormenores, os matizes, os lados da realidade que só percebe-mos aos poucos. Não apenas pensar: mas saborear a ideia, lembrar detalhes do acontecimento, procurar seu senti-do, tirar conclusões. E a partir disso começar um diálogo conosco mesmos, com o Pai, o Espírito, com Jesus, o Filho de Deus, com Maria... E por que na recitação comunitária não abrir um espaço para a partilha entre os que estão orando?
Quem sabe neste outubro poderemos renovar nossa oração retomando a devoção do Santo Rosário.
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
Dia 3 ─ 27º Domingo Comum ─
Dia 3 ─ 27º Domingo Comum ─
Sta. Maria Josefa Rossello, religiosa
Evangelho (Lc 17,5-10) “Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.
Cada parábola concentra-se em um ensinamento. Esta não quer ensinar se Deus é pai ou patrão. Quer destacar um ponto fundamental para nossa vida: dependemos totalmente de Deus, dele recebemos tudo. Principalmente dele recebemos a vida nova e sobrenatural, a participação na sua própria vida divina. Nós dependemos de sua graça, de sua ajuda para continuar na sua amizade, no bem e na verdade. Tudo recebemos de seu amor e de sua misericórdia. Não lhe podemos impor nada, nada podemos exigir; podemos apenas pedir tudo que necessitamos para continuar sendo seus filhos e filhas. Diante de Deus devemos ter sempre uma atitude filial, amorosa e confiante. Tudo podemos espera dele, porque nos ama infinitamente mais do que podemos imaginar.
Oração
Senhor meu Deus, reconheço que dependo de vós em tudo. Sois meu criador e quisestes ser também meu pai. Vós me amais e quereis meu bem, uma felicidade muito maior do que posso sonhar. Agradeço tanto amor e tanta bondade. Ajudai-me a corresponder sempre a esse vosso amor. Aumentai minha confiança nos cuidados que tendes por mim. Ensinai-me a orar sempre, pedindo vossa ajuda e vossa proteção. Sei que não posso confiar em mim, porque sou fraco e facilmente me deixo seduzir pelo mal. Apego-me, pois, a vós e a vossa misericórdia: guardai-me dos perigos da alma e do corpo, dai-me coragem e alegria, saúde e bom humor. Aumentai meu amor por meus irmãos e irmãs, e fazei que eu possa contar sempre com o amor e a amizade deles. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.