PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
UM JEITO FÁCIL DE ORAR
Todos já descobrimos há muito tempo o jeito fácil de orar que é a devoção do Santo Rosário ou do Terço. Simples, fácil, envolvente e muito boa para a oração comunitária. O simples repetir as mesmas palavras pode ajudar-nos a fixar nossa atenção e nosso afeto em Deus. Mas pode também nos prender à repetição apenas mecânica de palavras, perigo que não é tão difícil de evitar.
Se quisermos dar um passo a mais em nossa oração, podemos fazer a contemplação das várias etapas da vida de Jesus e de Maria. Contemplar é olhar demoradamente para alguém ou para alguma coisa. Não apenas olhar: mas examinar os pormenores, os matizes, os lados da realidade que só percebe-mos aos poucos. Não apenas pensar: mas saborear a ideia, lembrar detalhes do acontecimento, procurar seu senti-do, tirar conclusões. E a partir disso começar um diálogo conosco mesmos, com o Pai, o Espírito, com Jesus, o Filho de Deus, com Maria... E por que na recitação comunitária não abrir um espaço para a partilha entre os que estão orando?
Quem sabe neste outubro poderemos renovar nossa oração retomando a devoção do Santo Rosário.
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
11 ─ Segunda-feira ─
S. Alexandre Sauli, bispo
Evangelho (Lc 11,29-32) “Tendo aumentado a multidão, disse Jesus: ‘Esta geração é má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas’.”
Apesar dos milagres de Jesus, alguns não acreditavam nele e pediam algum sinal maravilhoso vindo de Deus. Não acreditavam porque não queriam, pois viam como Jesus era e o que fazia, e eram interiormente iluminados pela graça divina. Por isso de novo Jesus insistia com eles, e dizia que deviam acreditar confiando nele e deixando-se levar por Deus que agia em seus corações.
Oração
Senhor, agradeço o dom da fé; só porque me dais essa graça é que posso acreditar em Jesus, e entregar-me todo a vós. Aumentai a minha fé, para que minha vida seja cada vez mais de acordo com o evangelho. Iluminai-me para que possa distinguir entre o certo e o errado, e dai-me força para querer e fazer o certo. Confio em vós, por que somente vós me podeis salvar e fazer feliz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.