29 DE OUTUBRO – SANTO DO DIA
A VIDA INTEIRA PARA OS OUTROS
Assim foi São Caetano Errico. Secondigliano, cidade grande e populosa do norte de Nápoles, tem muitos problemas. Dentre os principais está a "camorra", uma facção da máfia, e outro que se chama degradação das estruturas, dos serviços e da consciência. Essa degradação é mais acentuada nas partes extremas da cidade, local predileto dos traficantes de drogas, mafiosos e das ganges.
Mas Secondigliano é também a terra de um santo. Trata-se do sacerdote Caetano Errico (1791-1860), fundador da congregação "Missionários do Sagrado Coração de Jesus e de Maria", canonizado em Roma pelo papa Bento XVI em 2008. Sua estátua na praça é bem visível. Está posicionada para ser vista de qualquer ângulo da cidade. Com a mão direita, ele abençoa, e com a mão esquerda, empunha o crucifixo.
O segundo de nove filhos, Caetano se ordena padre. A sua vida sacerdotal transcorrera toda nessa cidade, na igreja paroquial de São Cosme e Damião. Em 1818, durante a pregação, tem uma aparição de Santo Afonso, comunicando que Deus o quer fundador de uma Congregação religiosa.
Padre Caetano Errico foi homem de oração: passava horas ajoelhado na igreja ou no seu quarto diante da escrivaninha. Foi homem de penitência, de constante serviço aos deveres espirituais e materiais das pessoas de Secondigliano. Dedicava muito tempo atendendo confissões. Por isso a cidade mudou bastante.
JURAMENTO FALSO CONTRA O BISPO
São Narciso (+ Jerusalém, 212) já era centenário quando o elegeram bispo de Jerusalém. Algum tempo depois, foi acusado de um ato infame por três caluniadores. Estes, para dar credibilidade ao seu depoimento prestaram juramento falso, chamando sobre si a cólera de Deus. Um deles disse:
- "Que eu seja queimado vivo se estiver mentindo!";
- "Que a lepra me devore se eu não estiver falando a verdade!" disse o segundo;
- "Que eu fique cego se não for verdade o que digo!", arrematou o terceiro.
Assim caluniado, São Narciso se retirou de Jerusalém sem dizer aonde ia, e foi viver recolhido na oração e no isolamento. Um novo bispo tomou posse em seu lugar, depois outro e mais outro. Entrementes, sobre os três caluniadores recaíram os castigos que eles pediram para si mesmos: o primeiro morreu carbonizado num incêndio com sua família, o segundo morreu leproso e o terceiro perdeu a visão.
Anos depois, São Narciso retornou a Jerusalém e foi recebido festivamente, reassumindo com glória suas funções. Segundo o historiador Eusébio, viveu até os 119 anos.
Outros santos
-Marcelo, o centurião (séc. III) Morreu porque não queria matar os outros.
- Ermelinda (séc. VI) - Abandonou o castelo dos pais, para escapar dos seus pretendentes
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.