PADRE LUÍS KICHNER CSsR
De todos os santos católicos, São Francisco de Assis é o mais conhecido pelo mundo lá fora. Em Japão, há estatuas dele em bonitos jardins. A sua oração em favor da Paz é rezada por milhões que nem são cristãos. Muitos sabem da historia quando ele acalmou um lobo feroz. Ou abraçou e beijou um leproso.
Entretanto, reduzir este grande santo somente a estes acontecimentos gloriosos, algo em si que merece admiração, é limitar a beleza e grandeza que ele alcançou durante uma vida que durou apenas 44 anos.
– Ele criou o que se chama hoje em dia a Escola Franciscana de espiritualidade. Sem dúvidas, mais grupos religiosos seguem a Regra franciscana do que qualquer outra. Fundador dos Frades Menores, muitos outros ramos apareceram durante os séculos. A influência dele sobre Santa Clara deixou um grupo feminino florescendo durante a sua vida.
Ele criou uma nova forma de vida consagrada. Até este momento histórico, os religiosos eram monges, isolados nas sua abadias e conventos, enquanto cidades novas, cheias de pessoas fazendo um tipo de êxodo rural, precisavam de missionários e pregadores ambulantes que acompanhassem suas mudanças. Ele enviou os seus frades para a rua, dizendo, preguem o Evangelho, usando até palavras se foram necessárias!
– Seu amor intensivo para com Jesus mereceu o dom dos estigmas durante sua vida, tanto o seu desejo de aproximar e ser como o Cristo que orientou o seu ser e agir. O seu próprio corpo manifestou sua busca de Jesus como a finalidade, razão de ser e orientação de sua existência.
– Porque ele queria viver a paz, continua sendo uma força ecumênica com Islã até hoje. Ele mesmo foi até Jerusalém para conversar com o sultão, e os seus frades tinham trânsito e acesso aos círculos musulmanos fechados aos outros. Sua saúde não permitiu que permanecesse muito tempo lá, mas a sua inspiração vive ainda nos dias de hoje.
– Ao fazer a sua conversão a Cristo, começou a distribuir muitos de seus bens aos pobres, de tal ponto que o seu pai reclamou. Um dia pisei no lugar em Assis onde ele tirou toda a sua roupa, ficando nu, simbolizando seu desligamento total com o passado. Depois, mendigando de seus ex-amigos e conhecidos, ganhando apenas insultos e vaias, ele nunca duvidou da direção que ele tinha escolhido.
– Um dia, ele recebeu uma visão do Cristo crucificado, pedindo que reconstruisse sua Igreja. De fato, Francisco renovou uma pequena igreja que existe até hoje, mas logo em seguida Francisco entendeu que não foi a igreja-prédio, mas a Igreja, Povo de Deus, Comunidade Crista, que Cristo queria ser renovada, uma missão que Francisco cumpriu.
– O mundo moderno está se tornando verde, com uma consciência ecológica, que o meio ambiente é a responsabilidade de cada individuo e de cada nação, que a planeta Terra precisa de mais respeito se todos nos vamos sobreviver. Francisco o poeta, com as suas orações ao Irmão Sol, Irmã Lua, etc. que animam muita gente.
Por estas razões, e muitas outras, não é difícil entender porque o dia de 4 de outubro é tão querido para milhares de pessoas. Seu exemplo, testemunho de vida, dedicação total a Jesus, conduta de pobreza fazem de São Francisco o santo completo que admiramos. Que a sua mensagem de paz triunfe num mundo violento, que seu desejo de amar todos supere a desunião presente em nossa sociedade, que o perdão supere as divisões e ódio entre os povos, e finalmente que demos ajude aos mais pobres, sem esperar receber nada em troca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.