Nº 0086 24/09/2010
0388. Evangelho de sexta-feira (24-09-2010) - 1ª leit Ecl 3, 1-11; Sl 143; Lc 9, 18-22 - Jesus estava rezando num lugar retirado e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Recadinho: Quem é Jesus para você? Que lugar ele ocupa em sua vida? Você o testemunha publicamente por palavras e principalmente pelo exemplo? Siga em frente! Sua tarefa é indispensável e lhe trará felicidade verdadeira.
0389. Ficha Limpa - CNBB participou de manifesto - No dia 21 de setembro/10, às vésperas do início julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade ou não da aplicação da Lei Complementar 135 (Ficha Limpa) neste processo eleitoral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na sede nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, participou da divulgação de um manifesto em defesa da Lei Complementar, promovida pelas 46 entidades que compõe o Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
Dom Luiz Soares Vieira, vice-presidente da CNBB e arcebispo de Manaus (AM), em nome da CNBB, disse: “Conseguimos quatro milhões de assinaturas se contarmos as feitas pela internet, o que mostra que atuamos de forma árdua e intensa”.
“A sociedade brasileira está cansada de escândalos que se repetem no dia-a-dia. É necessário que tenhamos um fim para tudo isso e o Ficha Limpa é o começo desse fim", destacou o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante.
"A Lei da Ficha Limpa é uma conquista da democracia brasileira, estando definitivamente incorporada às nossas instituições políticas", sustenta o manifesto ao defender a constitucionalidade da Lei.
0390. Ficha Limpa 02 - Perfil do eleitor - A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou, terça-feira (21), pesquisa realizada pelo Ibope traçando o perfil do eleitor brasileiro. Dados importantes foram revelados, como o que mostra que 85% dos brasileiros são favoráveis à Lei da Ficha Limpa. A pesquisa faz parte da campanha “Eleições Limpas, “Não Vendo meu Voto”, lançada pela AMB com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que tem como objetivo conscientizar os eleitores sobre a importância do voto e seu papel na fiscalização das eleições. “A Ficha Limpa veio para atacar a questão da impunidade e os números mostram quantas candidaturas já foram barradas em virtude dessa iniciativa”, ressaltou o presidente da Associação dos Magistrados, Mozart Valadares Pires.
0391. Ficha Limpa 03 - O Supremo Tribunal Federal - O relator do assunto no Supremo nestes dias (22 e 23 de setembro/10) foi o ministro vice-presidente da casa, Carlos Ayres Britto, que é também poeta. Ressaltamos algumas de suas afirmações em plenário:
“Candidato vem de cândido, puro, limpo! Tanto quanto candidatura vem de candura, pureza!”
Defendendo a moralidade na administração pública, que não poderia esperar um ano para entrar em vigor, frisou: “A probidade pode esperar um dia que seja? Pode ser de prejuízo irreparável para a coletividade!”
Foi contundente: A lei da Ficha Limpa é resultado de descontentamento da sociedade com o “estado deletério” da atividade política no País!
Para Britto, por ser de autoria popular (teve um milhão e meio de assinaturas, além das feitas através da internet), a Lei da Ficha Limpa tem “marca registrada da urgência urgentíssima!” “Assim como a Constituição exige do eleitor responsabilidade, também exige respeitabilidade dos candidatos!”
“Inelegibilidade não constitui pena”, reforça Britto, que qualifica o Supremo Tribunal Federal de “casa de fazer destino!”
Comparou: “Muitas vezes, não basta levantar cerca em torno das ovelhas. É preciso gradear a toca dos lobos!”
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.