
Nº 0069 07/09/2010
0316. Evangelho de terça-feira (07-09-2010) - 1ª leit 1ºCor 6, 1-11; Sl 149; Lc 6, 12-19 - Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.
N.R.: Jesus escolhe seus discípulos. Também nós somos escolhidos. Se não para uma missão especial de serviço, a missão de viver testemunhando nosso Batismo e nossa Crisma, manifestando em nossa vida a bondade e a misericórdia de Deus!
0317. Dia da Pátria - Foi no dia 7 de setembro de 1922, em São Paulo (SP), nas margens do riacho do Ipiranga, que Dom Pedro I separou o Brasil de Portugal, proclamando a Independência. Bastaram mais dois anos para que Portugal reconhecesse nossa independência e assinasse o Tratado de Paz e Aliança. Criou-se um Hino Nacional Brasileiro, com letra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada e música do próprio Dom Pedro I. O hino foi oficializado em 1922, nas comemorações do primeiro centenário da Proclamação da Independência.
Desta União Nacional surgiram nossos símbolos: o Hino Nacional, a Bandeira do Brasil, o Brasão de Armas e o Selo Nacional.
Hoje se comemora. A maioria com apenas mais um feriado e, neste ano, mais um feriadão!!! Pois a segunda-feira foi também ‘embrulhada’ no pacote que, para muitos, teve início no final do expediente da sexta-feira!
Em tempo de eleições nacionais, oxalá fosse também uma oportunidade para repensarmos conceitos que nos levem a despertar nossa consciência para algo verdadeiramente patriótico. Não bastam apenas dias de feriados! Temos uma tarefa a mais: repensar os rumos de nossa Nação e o papel que compete a cada um de nós desempenhar, por uma país melhor, com paz, harmonia e respeito para com o ser humano!
0318. Independência! - Olhai para o céu, rios e paisagens, / pobres famintos miseráveis. / Os ricos ainda mais ricos, / A injustiça aumenta mais.
Quantos morrem de fome, / sem mesmo saber por quê. / Sem terras são fuzilados, / tentando sobreviver.
Independência é coisa séria, / difícil de entender. / Não sei se somos libertos, / se poucos podem viver.
Independência é ser livre, / crianças alegres, sorrirem e correrem. / Alimentadas e educadas, / ter direito de viver. (do escritor: João do Rozario Lima).
0319. Encontro de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades - Realizou-se em Marianela, Atyrá, no Paraguai, de 2 a 5 de setembro/10, o 3º Congresso de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades da América Latina e Caribe. Participaram do encontro 9 Bispos encarregados dos leigos em seus países, 12 sacerdotes e 82 leigos pertencentes a 32 movimentos leigos. Foi presidido por dom Francisco Ulloa, de Cartago, Costa Rica, bispo responsável no CELAM pelos Movimentos Leigos e Novas Comunidades. O Brasil foi representado por dom Filipo Santoro, de Petrópolis (RJ), encarregado do Movimento Comunhão e Liberação. O encontro tinha como objetivo principal ver a forma de participação dos movimentos na Missão Continental permanente, conforme as diretrizes do documento de Aparecida. O encerramento se deu na Catedral de Assunção, presidida pelo Arcebispo Pastor Cuquejo, redentorista, Presidente da Conferência Episcopal do Paraguai. (Informou-nos P. Pedro Gennaro, de Assunção, Paraguai).
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.