PADRE ANTÔNIO BORGES DE SOUZA CSsR

O Missionário, redentorista Pe. Antônio Borges de Souza nasceu a 07/09/1921, na Fazenda Borá, em Sacramento/MG. Seus pais: Claudionor Alves de Souza e Dulcina Borges de Souza. Tiveram cinco filhos. Pe. Borges é o quarto filho do casal. Entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida, no dia 27/11/1935, onde terminou os estudos em dezembro de 1941. Fez o Noviciado em Pindamonhangaba, durante o ano de 1942, onde fez sua Profissão na CSSR, a 02/02/1943. O Seminário Maior foi feito em Tietê, onde fez a Profissão Perpétua a 02/02/1947. Foi Ordenado Sacerdote no dia 28/12/1947, em Tietê, por D. José Carlos de Aguirre, Bispo de Sorocaba.
Cantou sua Primeira Missa Solene em Sacramento, no dia 03/01/1949, iniciando seu apostolado como Professor no Seminário Santo Afonso, em Aparecida. Aí ficou um ano.
Em 1950 foi transferido como Prefeito e Professor no Pré-Seminário São José, em Campinas, Goiânia-GO.
Em 1951 foi trabalhar na Paróquia e Santuário do Divino Pai Eterno, Trindade GO. Em 1952, morou na Penha, em São Paulo, trabalhando nas Missões. Em 1953, morou em Pindamonhangaba, onde era auxiliar do Mestre de Noviços e também Missionário. Em 1954 foi transferido para Aparecida, como Professor e Diretor Espiritual dos Seminaristas.
Daí passou para o Pré-Seminário da Pedrinha, em Guaratinguetá. Aí ficou até 1958. Em 1959 foi nomeado Diretor do Seminário de Santíssimo Redentor, em Sacramento/MG, ficando no cargo até 1964. Foi Pe. Borges que, de 1959 a 1973 construiu o prédio novo do Seminário, no Bairro do Rosário. Foi um trabalho imenso, que Pe. Borges realizou com todo carinho e dedicação. Durante os anos de 1974 e 1975 foi Diretor do Seminário São Geraldo, no Potim, dedicando-se à formação dos futuros Irmãos Coadjutores.
No primeiro semestre de 1976 trabalhou na Basílica de Aparecida com os romeiros. No segundo semestre foi transferido para Garça/SP, como Vigário Cooperador da paróquia de São Pedro. Aí ficou até fins de 1978. Em 1979, foi transferido para a Diocese de Rubiataba-GO, trabalhando como Pároco do Mundo Novo GO. Em 1980 foi transferido para Aruanã-GO, como Pároco. Em 1994 foi transferido para Matrinchã-GO, como Pároco desde 1997.
Desde 1979 trabalha na Diocese de Rubiataba-GO, mas continua adscrito à Província de São Paulo. Além de ter construído o Seminário de Sacramento, hoje mosteiro, Pe. Borges, por onde tem passado, construiu também belas Igrejas. No dia 02/02/1993, celebrou seu Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa na CSSR. Sacerdote muito piedoso, sempre tem mostrado, por onde a Providência de Deus o levou, um grande e filial amor a Nossa Senhora. Participou ativamente do Movimento do Focolare. Dia 28/12/1997 celebrou seu Jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal e na mesma data em 2007, 60 anos.
Pe. Antônio permaneceu na Paróquia de Rubiataba por vinte anos. Atualmente Pe. Antônio trabalha na Paróquia de Trindade em Goiás onde construiu a Igreja do Pe. Pelágio e onde se encontram os restos mortais de Pe. Pelágio. Trata-se de um templo de oração admirado por todos que o visitam. A conclusão dessa igreja é o recebimento de uma graça atribuída ao próprio Pe. Pelágio conforme relata o Pe. Antônio executor e responsável pela obra.
O Padre Antônio ainda desenvolve um trabalho de construção do convento das irmãs que tem como carisma a Adoração Perpétua. Nesse sentido de doação dedicam a missão de recuperação de dependentes químicos (trata-se de uma congregação nova, porém de grande número de postulantes no Brasil).
Pe. Antônio se recupera de uma lesão na cabeça do fêmur que obrigou a colocar uma prótese. A sua recuperação surpreende os médicos, brevemente deixará o andador e não interrompeu o seu trabalho que executa com a ajuda das irmãos da Redenção, e sua secretária, Irmã Deuzelina. Para fazermos a conclusão desta pequena biografia conversamos com o Pe. Antônio que demonstrou ótima disposição e boa saúde.
Retirado da Biografia elaborada por Pe Peixoto de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.