26 DE SETEMBRO - SANTOS DO DIA
GÊMEOS DE ALMA E CORPO
São Cosme e São Damião sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano (284-305). Foram açoitados e em seguida decapitados, porque se recusaram a sacrificar aos ídolos. Tiveram seus nomes incluídos no Cânon da Missa e são invocados como protetores contra as doenças do corpo e da alma.
Estes dois santos existiram realmente, embora sua vida esteja enfeitada com muitas lendas. Eram gêmeos de corpo e de alma. Um chegava a adivinhar o pensamento do outro. Ambos formaram-se médicos e ambos se dedicaram integralmente ao cuidado do próximo, sem nenhum interesse financeiro.
- Como bons médicos que eram, sua fama se espalhou por todos os recantos. Jamais cobravam dos pobres. Certa vez houve um desentendimento entre os dois. Damião havia curado uma senhora e esta, por gratidão, quis dar-lhe uma recompensa: três ovos... O caridoso doutor não quis aceitar. Ela insistia e ele resistia. Por fim, para não desagradar a paciente, aceitou. Mas seu irmão Cosme não gostou. Achou que Damião não devia ter aceito nada. Foi a primeira e última briguinha. - Logo depois morreram mártires, sob o império de Diocleciano.
Prece: São Cosme e São Damião, curai nossos males, principalmente os males da alma. Amem.
São Gregório de Tours, no século V deu um testemunho sobre eles esrevendo: “Os dois irmãos gêmeos, Cosme e Damião, médicos de profissão, depois de convertidos para o cristianismo, espantavam as enfermidades pelo mérito de suas virtudes e orações... Se algum doente acode cheio de fé para orar sobre seu sepulcro, obtém a cura imediatamente...”
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.