19 DE SETEMBRO - SANTO DO DIA, UM MISSIONÁRIO E NOSSA SENHORA DA SALETE
SEU SANGUE SE LIQUEFAZ TODOS OS ANOS

A história de Nápoles se mistura com a história de São Januário (+305). Por quê? Vejamos depois. Foi bispo de Benevento, e martirizado durante a perseguição de Diocleciano, juntamente com seis clérigos de sua diocese. Morreram decapitados
Por ocasião do seu martírio foi recolhido um pouco de sangue e depositado numa ampola. O fenômeno que atrai multidões, é essa porcação de sangue que se liqüefaz milagrosamente três vezes por ano, em datas certas, nos meses de maio, setembro e dezembro. Após uma oração do povo, o sangue deixa o estado sólido e passa ao líquido, crescendo consideravelmente de volume e tomando a coloração avermelhada de sangue recém-derramado. Todos podem ver, admirar e louvar. Até conversões acontecem nesse dia.
O fato se repete, pelo menos desde 1389, conforme um documento da época. A ciência apresentou muitas hipóteses para explicar naturalmente esse fenômeno. Mas nenhum cientista conseguiu até hoje. Deus é admirável em seus santos.
Há na Europa mais três casos do sangue de santos que se liqüefazem em determinados dias do ano, mas nenhum deles é tão espetacular como o de São Januário.
O MISSIONÁRIO DA BENGALA
Vamos lembrar um grande missionário: Pe. Bernardo Lubienski (1846-1933). Descendente de uma família nobre de condes que influenciaram durante séculos a História da Polônia, é o mais famoso missionário redentorista da Polônia. Percorreu quase todo o país pregando missões e retiros, em meio às maiores dificuldades: saúde frágil, perseguições religiosas, etc. Conseguiu reintroduzir a Congregação Redentorista na Polônia, após diversas tentativas
Ficou conhecido como o "missionário aleijado" ou o "padre da bengala", pois sofreu uma paralisia nas pernas. Mesmo impedido pela saúde ou pela política anti-religiosa, conseguiu pregar 245 missões, 267 retiros para sacerdotes e seminaristas, 139 para religiosas e outros 100 retiros para pequenos grupos.
Escreveu diversos livros, principalmente vidas dos santos. Divulgou ardorosamente o culto a N. Sra. do Perpétuo Socorro. Pode ser chamado com justiça "O Apostolo da Polônia". Viveu 87 anos bem vividos e morreu dia 19/09/1933 - A causa da sua beatificação foi introduzida em 1982.
A SENHORA QUE CHORAVA:

Em Marcelino Ramos (RS), há um famoso Santuário dedicado a N. Sra. da Salete. Onde começou esta devoção? Numa montanha da França. Os pastorinhos Maximino e Melânia estavam tomando conta do pequeno rebanho de vacas e ovelhas. Enquanto os animais foram beber água, eles aproveitaram para tomar a merenda e dormir um pouco. Paz e silêncio no campo. Ao acordar olharam ao redor e não viram o gado. Teria fugido?
Foram atrás apressados. No caminho encontraram uma senhora assentada sobre as pedras, com os cotovelos apoiados sobre os joelhos e o rosto oculto entre as mãos como quem está chorando. Pediu que se aproximassem. Então ela se desabafou:
- Se meu povo não se converter, vejo-me obrigada a deixar cair o braço do meu Filho...
Deu várias recomendações sobre a oração, freqüência à missa, e pediu que as transmitissem ao povo. Hoje a devoção a N. Sra. da Salete está espalhada pelo mundo inteiro. A nota característica dos Santuários dedicados a ela são os inúmeros milagres de conversão que acontecem.
- Houve incompreensões e reações contrárias. Os videntes foram tachados de visionários e mentirosos. Mas a verdade triunfou. Hoje ergue-se naquela montanha um grande santuário, visitado por milhares e milhares de peregrinos. - Os Missionários Saletinos continuam divulgando a mensagem libertadora da Virgem de Salete.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.