CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

27 de setembro de 2010

COMEMORAÇÃO MUITO ESPECIAL

No dia 27 de setembro de 1696 nascia SANTO AFONSO MARIA ANTÔNIO GIOVANNI FRANCISCO COSME DAMIÃO MIGUEL ÂNGELO GASPAR DE LIGÓRIO.


Primogênito de uma família influente, nasceu no dia 27 de setembro de 1696. Recebeu formação sólida como o futuro herdeiro dos Ligórios. Aos 16 anos, formou-se em Direito Civil Canônico. Como advogado, decidiu que jamais assumiria a defesa de uma causa injusta e, durante o processo, nunca mentiria ou ocultaria a verdade. O brilhantismo do jovem Dr. Afonso confirmou-se, ganhando todas as causas. Um processo, importante na época, envolvendo muito dinheiro e havendo suborno, fez com que Afonso perdesse a causa e abandonasse os Tribunais.
MUDANÇA DE VIDA
Afonso procurava esquecer sua dor, inclusive o repúdio de seu pai, junto aos doentes do Hospital dos Incuráveis. Quando se viu interpelado: “Deixe o mundo e entregue-se a mim”, Afonso diz chorando: “Meu Deus, resisti demais a vossa graça. Eis-me aqui, fazei de mim o que quiserdes...”
Com esse ímpeto, dirigiu-se à Igreja da Redenção dos Cativos, a fim de lançar-se aos pés de Nossa Senhora das Mercês. Num gesto de renúncia, entregou-se totalmente à sua Rainha e a seu Divino Filho.
O SACERDOTE
Em 21 de dezembro de 1726, Afonso foi ordenado padre, aos 30 anos. Dedicou-se aos pobres da periferia de Nápoles, descobrindo que é a eles que pertence o Evangelho e, como Cristo, quis dedicar sua vida anunciando-lhes a Boa Nova. Esta experiência preparou o coração de Afonso para o carisma missionário que mais tarde ele pôde realizar na Igreja.
OPÇÃO PELOS POBRES
Nápoles apresentava enormes contrastes no arranjo social. Havia os que habitavam os palácios e os muitos mendigos que não tinham onde morar. Neste contexto, o Padre Afonso cria alternativas pastorais, através das “Capelas da Noite”, que mudaram a vida daquela gente. Não eram assembleias de mastigadores de Pai-Nosso, mas um movimento de conversão, de perseverança e de santidade. Afonso sabe que estes humildes têm o Espírito Santo. As “Capelas da Noite” não só mudaram a vida daquela gente, mas também a de Afonso.
PERSONALIDADE
O historiador Louis Vereeke, C.Ss.R. descreve-o assim: “Ardente e ricamente dotado por natureza de uma delicada sensibilidade, uma vontade tenaz e inteligência profunda, Afonso era mais dado ao pensamento prático do que à pura especulação. Tinha um grau raro, uma consciência do concreto, um senso prático. Em seu relacionamento com os outros, possuía nobreza de modos e era afável e benevolente com todos, especialmente com os pobres, e possuía um bom humor contagiante”.
CONVERSÃO DO PAI
A mudança de rumo na vida, feita por Afonso, contrariava enormemente seu pai. Numa tarde de fins de outubro de 1728, o senhor Giuseppe de Ligório ouve um pregador. Reconhece a voz do filho. Abre caminho entre a multidão, escuta, fica preso, comove-se. As lágrimas surgem por causa dos sofrimentos deste filho que Deus chamou ao Evangelho. Voltando para casa, Afonso é recebido pelo pai, que o abraça dizendo: “Meu filho, como lhe agradeço. Esta tarde você me fez conhecer a Deus.”
NASCIMENTO DA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA
Em 9 de novembro de 1732 nascia uma nova comunidade missionária que, em 1749, recebeu o nome definitivo de Congregação do Santíssimo Redentor (popularmente conhecida como Redentoristas). A opção pelo povo pobre que Afonso fez converteu-o em pobre e o propósito principal de sua comunidade era “trazer a boa nova aos pobres.”
CARISMAS DOS REDENTORISTAS
“Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu mistério e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmo, pela disponibilidade constante para as coisas difíceis, a fim de levar aos homens a ‘Copiosa Redenção’.” (Constituições da Congregação, nº 20).
O BISPO
Aos 66 anos, mesmo sofrendo gravemente de artrite, acatou o desejo do Papa, para que fosse ordenado bispo e servisse à Diocese de Santa Ágata. Ele não apenas administrou habilmente esta Diocese por 13 anos, como também efetuou reformas necessárias e importantes. Em 1767, Roma aceitou seu pedido de renúncia. Após mais uma missão cumprida, retorna para junto de seus filhos, os Missionários Redentoristas, até quando Deus quis: faleceu em 1° de agosto de 1787, aos noventa e um anos.
O SANTO E O DOUTOR
Apenas cinquenta e dois anos após sua morte, em 1839, Afonso foi canonizado, depois de um estudo completo de sua vida e de seus escritos. Devido aos seus inúmeros talentos, a Igreja conferiu-lhe honras especiais. Em 1871 foi nomeado Doutor da Igreja, honra concedida a um pequeno número de teólogos, durante a longa história da Igreja. Em abril de1950, a fim de reconhecer seus notáveis escritos de teologia Moral, a Igreja o nomeou “o santo patrono dos teólogos e confessores.” Santo Afonso abriu o caminho para a renovação moral na Igreja. João Paulo II afirma: “Afonso foi um renovador moral.”
APÓSTOLO DA COMUNICAÇÃO
Não contente de se comunicar com aqueles que podiam vê-lo, escreve livros tão populares que ficaram entre os maiores do mundo. Foram 111 obras publicadas e dirigidas à evangelização, santificação e salvação dos filhos e filhas de Deus. Traduzidas em mais de 70 línguas, as obras de Afonso superam em número de edições ao próprio Shakespeare, fazendo dele um expoente da espiritualidade, da teologia e da cultura universal. O livro “Visitas ao Santíssimo Sacramento e à Virgem Maria” alcançou mais de 2000 edições. “As Glórias de Maria” ultrapassaram 1000 edições. Outros livros de grande aceitação: “Máximas Eternas”, “Novena ao Coração de Jesus”, “Prática do Amor a Jesus Cristo”, “Preparação para a morte”, “A Oração, Grande Meio de Salvação”. A mais importante de suas obras, “Compêndio de Teologia Moral” transformou-se num guia para os confessores e lhe valeu o título de Doutor da Igreja. Afonso combate a doutrina rigorista, defendida por Jasenio, a qual levava os pecadores ao desespero. Afonso mostra que o Sacramento da Penitência é o ministério de graça e de perdão de um Deus da misericórdia e não da vingança.
Afonso compôs, também, mais de 50 canções (letra e música). “
Tu scendi dalle stelle, o Re Del cielo” é ainda hoje a canção de Natal mais popular na Itália.
OS REDENTORISTAS HOJE
A Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.) atualmente reúne cerca de 5.500 membros, em 78 países, formando um grupo missionário de muitas línguas, culturas e tradições diferentes. São Clemente Maria Hofbauer teve uma importância fundamental na expansão da Congregação, por isso é considerado como seu segundo fundador.
NO BRASIL
Os missionários redentoristas holandeses foram os primeiros a chegar ao Brasil, em 1893, formando a Província do Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 1894, vieram os alemães e se estabeleceram em São Paulo. Esta histórica missão centenária foi construída por redentoristas com entusiasmo e zelo. O Brasil é o terceiro país do mundo em número de redentoristas. Distribuídos por 21 estados brasileiros.
MISSÕES REDENTORISTAS

Através do anúncio da Palavra de Deus e pelo testemunho da vida fraterna, os redentoristas trabalham em várias frentes missionárias: Missões Populares, Santuários, Comunicação Social, Paróquias Missionárias, Igrejas não-paroquiais, periferias urbanas, regiões missionárias, Retiros Espirituais, Pregações, Pesquisa e Ensino de Teologia Moral e formação de futuros redentoristas.
CHAMADO DE SANTO AFONSO À SANTIDADE
Santo Afonso afirmava que Deus chama todos os homens e mulheres à santidade.
Não é necessário correr para o deserto ou entrar no monastério, a fim de alcançar a santidade cristã; não é obrigatório que alguém desista do “mundo”, do casamento ou da família. “É um grande erro dizer: Deus não quer que todos sejam santos”. São Paulo disse: “A vontade de Deus é esta: a nossa santificação” (1Ts 4,3). Deus quer que todos se tornem santos, cada um em sua ocupação: o religioso exatamente como um religioso, o leigo como um leigo, o padre como um padre, o casado como uma pessoa casada, o comerciante, e as outras pessoas de acordo como caminhem na vida.
No seu livro “A Prática do Amor a Jesus Cristo” Santo Afonso afirma: “A total santidade e perfeição de uma alma consiste em amar Jesus Cristo, nosso Deus, nosso bom soberano e nosso Redentor”. E nos diz mais: “Deus ama você, ame-o”.
Junto d’Ele é COPIOSA A REDENÇÃO. (S1 129,7)
“COPIOSA APUD EUM REDEMPTIO”.

Coordenação de pesquisa:

José Adriano Gonçalves (Paróquia Santo Afonso – Rio)


Fonte: site do Pe. Sergio Luiz e Silva
Pároco da Igreja de São José em Belo Horizonte - Província do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.