
PADRE LUÍS KIRCHNER CSsR
QUESTÕES PARA REFLETIR
Hoje nosso artigo será um pouco diferente. Será uma lista de perguntas que requerem uma resposta, um tempo com caneta e papel na mão, respostas que aprofundarão aspetos profundo ocultos de sua vida. Não tenha medo, nem fique espantado com o resultado. Talvez você queira levar vários dias ou semanas para poder saborear tudo que você vai (re)aprender sobre a si mesmo.
– QUAL A PESSOA QUE MAIS EXERCEU INFLUENCIOU SOBRE A MINHA VIDA?
Provavelmente era alguém que era bondoso, atencioso, respeitoso, que o incentivou para tentar novas iniciativas. Você é uma pessoa mais rica e madura hoje por causa deste grande amigo.
– QUAL A LIÇÃO MAIS IMPORTANTE QUE APRENDI?
Desse evento você tirou princípios que têm norteado sua vida. Para muitas pessoas, foi algo que aconteceu em casa, ou na escola, ou até no serviço militar!
– SE VOCÊ PUDESSE DAR UM PREMIO PARA UMA SÓ PESSOA, QUEM SERIA?
– QUAL MEU HÁBITO COMPULSIVO MAIS FORTE?
– O QUE ME MOTIVA A AGIR?
Quando me levanto da cama, quais as motivações que me alegram, que são capazes de produzir ação? É O desejo de ganhar dinheiro? Prazer? Ambição de poder? Servir e amar o Senhor?
– SOU O TIPO DE PESSOA QUE TEM A TENDENCIA A……
– COMO EU GOSTARIA DE SER LEMBRADO?
Todos nós temos o que se chama I. J. S., ou seja, Imagens Justificativas de Si. Criamos um EU publico que projetamos para os outros, e freqüentemente, outras pessoas conhecem bem o meu EU verdadeiro melhor do que eu, pois eu finjo, nego, fujo de mim mesmo. Serei lembrado como alguém bondoso e gentil, ou agressivo e mesquinho, compassivo e disponível para ajudar, egoísta e dominador?
– QUAIS AS MINHAS ZONAS DE CONFORTO?
Todos temos nossas “coisas” e situações que não são negociáveis. Para alguns, seria acesso a um micro; para outro, ter o celular funcionando, não ficar preso no transito, silencio e tranqüilidade, ter argumentos, ter comida saborosa. A lista é enorme, tão diversa quanto o número de seres humanos vivos. Quando nossa(s) Zona(as) de Conforto são invadidas, ficamos inquietos, ásperos, nervosas, ansiosos. A vida vai mal. Quando recuperaremos o que perdemos? Não é conveniente pedir um favor a uma pessoa fora de sua Zona.
– QUE SEGREDOS OU MEDOS EU TENHO, E QUE NÃO GOSTARIA DE VER REVELADOS?
Não os conto nem para o meu cônjuge ou melhor amigo. Tenho vergonha que alguém os conheça. Podem ser até crimes contra a lei civil, ou pecados contra Deus, ou algo que penso irá destruir minha imagem pública. São pesos, às vezes, que canso de carregar constantemente. Ao dizer a uma outra pessoa, há uma libertação e alívio que é difícil descrever.
– QUAL MINHA EXPERIÊNCIA MAIS DOLOROSA?
Pode ser uma parte da questão anterior.
Pois é, escolha um tempinho calmo e silencioso para responder, preferencialmente escrevendo suas respostas num caderno que você pode guardar de olhos alheios. Escreva com sinceridade e honestidade. Futuramente voltarei com mais questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.