
PADRE LUÍS KIRCHNER
Pelo fato que somos seres humanos e não anjos, o uso de coisas materiais é necessário e importante para comunicar, aprender e sentir. O noivo não dá um anel de diamante para dizer que o seu amor é para sempre? A mãe dá o leite de seu corpo para alimentar e sustentar o filho. O rabo do cachorro mostra sua alegria com a chegada do dono.
A Igreja tem seu sistema sacramental. Coisas materiais revelam o amor invisível do Pai criador, da força do Espírito Santo. O pão na Eucaristia simboliza a alimentação divina.
Vejamos o uso do óleo nos sacramentos. São três tipos que demonstram a bondade e o carinho do Senhor. É bom lembrar que o uso de óleo desde tempos antigos. tem sido uma maneira de consagrar as coisas e as pessoas ao serviço de Deus
– No Sacramento do Batismo, usam-se dois óleos: primeiro é o óleo do catecumenato, para preparar a pessoa para receber a Presença (i.e. Graça) de Deus. Expulsa qualquer influência do demônio. Separa o candidato para Deus. Depois vem o óleo da Crisma que consagra o novo filho de Deus como Profeta (para falar as coisas de Deus), Sacerdote (transformar e oferecer tudo para Deus) e Rei (servir e ajudar o próximo). O óleo coloca o neobatizado na comunidade crista, no povo de Deus.
– No Sacramento da Crisma, o bispo unge o jovem a fim de que o candidato se torne soldado de Cristo, maior de idade na fé, fortalecido. Como o óleo foi usado outrora pelos atletas para ter mais agilidade no combate, o crismado recebe o Espírito Santo com os seus sete dons. Assim, o cristão enfrenta os desafios da vida e as tentações. Reservado para o patrimônio do Senhor, quem foi ungido com os santos óleos é mais membro da Igreja e recebe a plenitude do Espírito Santo.
– No Sacramento da Unção, o enfermo recebe uma ajuda extra para suportar os sofrimentos e dores da doença. O Óleo dos Enfermos traz-lhe conforto e consolação. E quando é a hora de partir, o óleo prepara a alma para encontrar o nosso Salvador e perdoa nossos pecados. Carimba o nosso passaporte para o céu.
– No Sacramento da Ordem, um homem é transformado em sacerdote, pela aplicação do Óleo da Crisma. Com as palavras consagratórias do bispo, o candidato recebe na alma uma marca permanente de sua mudança. Como Aarão, o óleo que unge as suas mãos prepara o neo-sacerdote para celebrar os outros Sacramentos: batizar e receber novos membros da Igreja, perdoar os pecadores no confessionário, confortar os doentes, unir os noivos no Sacramento do Matrimonio, benzer as pessoas e objetos religiosos.
Assim o uso dos vários tipos de santos óleos revela o amor e os cuidados que Deus tem para conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.