Nº 0058 27/08/2010
0273. Evangelho de sexta-feira (27-08-2010) - 1ª leit 1Cor 1, 17-25; Sl 32; Mt 25, 1-13 - Jesus disse aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco eram imprevidentes e as outras cinco previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e elas acabaram dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ Então, as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.
N.R.: Nossa vida é breve. Neste tempo, como as jovens previdentes, temos que providenciar “óleo” que mantém a lâmpada da nossa alma acesa com a chama do amor a Deus.
0274. Rosa de Ouro a Santuário argentino - O papa Bento XVI doou uma Rosa de Ouro ao centenário santuário de Nossa Senhora do Vale, da diocese de Catamarca, na Argentina. A Virgem do Vale surgiu de uma invocação a Nossa Senhora que vem de uma tradição muito antiga na Espanha e que se espalhou por alguns países da América Latina.
O presente foi entregue no dia 21 de agosto/10. Trata-se de uma condecoração que o Papa doa a personalidades católicas, santuários ou cidades que prestam serviços à Igreja ou que se destacam por atos de bondade (geralmente rainhas, e também a Nossa Senhora em algumas de suas invocações). Foi criada pelo papa Leão IX em 1049. Como o nome indica, consiste em um ramo de ouro com flores, botões e folhas, colocado em um vaso de prata renascentista, em um estojo com o escudo papal. É abençoada pelo Papa no 4º domingo da Quaresma. Ele unge-a com o Santo Crisma e a incensa, de forma que se torna um sacramental.
0275. Rosa de Ouro 02 - valor - O valor da Rosa de Ouro, uma das mais antigas e nobres condecorações papais, não reside na quantidade do precioso metal nem em seus adornos, mas em seu significado. Escreveu Enrique Cláudio Girbal (em 1880): Esta Rosa significa nosso Redentor, que disse: 'Eu sou a flor do campo e o lírio dos vales'; o ouro de que é composta indica que Jesus Cristo é Rei dos reis e Senhor dos senhores, cujo profundo sentido já foi mostrado pelos Magos, quando, como a um Rei, ofereceram-lhe ouro. O fulgor e alto preço do metal e as pedras que enfeitam a Rosa significam a luz inacessível na qual habita Aquele que é Luz de luz e Deus verdadeiro; o odor dos perfumes que o Sumo Pontífice verte sobre ela na bênção representa, em invisível essência, a glória da Ressurreição de Jesus Cristo, que foi de espiritual alegria para o mundo inteiro. A cor encarnada, de que em outro tempo se tingia, representa a Paixão de Jesus Cristo; os espinhos oferecem o santo ensinamento de que, nos espinhos da dor, Jesus colocou todas as suas delícias, e recordam aquela coroa que ensanguentou a cabeça do Redentor. Na Rosa, figura-se e se simboliza a felicidade eterna".
0276. Rosa de Ouro 03 - No Brasil - O Brasil tem 3 rosas de ouro. A primeira foi oferecida pelo papa Leão XIII à princesa Isabel, pela libertação dos escravos e está no Museu de Arte Sacra do Rio de Janeiro (RJ). A segunda e a terceira foram doadas ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida: a segunda pelo papa Paulo VI, no dia 15 de agosto de 1967, no 250º aniversário do encontro da imagem de Nossa Senhora, por 3 pescadores, no rio Paraíba do Sul. Está junto da Imagem de Nossa Senhora, no Santuário. A terceira foi doada pelo papa Bento XVI e encontra-se na Exposição ‘Rainha do Céu, Mãe dos Homens: Aparecida do Brasil’, no Museu Nossa Senhora Aparecida, no 1º andar da torre. Foi abençoada pelo papa no dia 18 de março de 2007 e entregue ao Santuário Nacional no dia 12 de maio. Representa o reconhecimento do Vaticano pela acolhida da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Confeccionada em ouro e prata, tem em sua base as armas do Vaticano.
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.