Nº 0054 23/08/2010
0257. Evangelho de segunda-feira (23-08-2010) - 1ª leit 2Cor 10,17-11,2; Sl 148; Mt 13, 44-46 - Jesus disse à multidão: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
N.R.: A presença do ser humano na Terra em geral se resume em andar atrás de tesouros: procurar, esconder, vender, possuir, comprar, ter... Para que tudo isso se ficar esquecido o maior, o melhor e o único tesouro que nos leva à felicidade?!
0258. A caminho um novo Plebiscito: Limite da Propriedade da Terra - A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta a todos os bispos do país, esclarecendo a posição da entidade em relação ao “Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil”. O Plebiscito está marcado para o dia 7 de setembro/10, data do tradicional “Grito dos Excluídos”.
A carta esclarece que a iniciativa do Plebiscito não é da CNBB, mas do Fórum Nacional pela Reforma Agrária (FNRA). Também não se realiza sob sua responsabilidade. A iniciativa foi assumida como gesto concreto das Igrejas que realizaram a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 (Texto Base, n. 120).
As pastorais sociais da Igreja Católica no Brasil estão dando apoio à realização do Plebiscito e o mesmo é “explicitado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz”. O Plebiscito está também em sintonia com as orientações da CNBB sobre as questões da terra. Cabe, porém, a cada bispo dar orientações sobre o Plebiscito em suas respectivas dioceses. E a Presidência da CNBB recorda que a Igreja defende todas as questões de justiça social que visam melhorar as condições de vida dos brasileiros e a questão fundiária é uma dessas.
0259. 6ª Conferência da Paz - O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) realizou, no dia 19 de agosto, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputado, em Brasília (DF), a 6ª Conferência da Paz no Brasil, que reuniu líderes religiosos, representantes da sociedade civil, membros de movimentos populares, estudantes e formadores de opinião. O tema central foi “Direitos Humanos e Participação Popular: Por um Limite da Propriedade da Terra”.
Na ocasião, o reverendo Luiz Alberto Barbosa fez um retrospecto das Conferências anteriores e lembrou aos presentes a importância de se trazer para a sociedade a temática dos direitos humanos e a questão da desigualdade na distribuição de terra no Brasil. Ressaltou: “Que essa Conferência sirva de motivação para que o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra seja um sucesso em todo o país”.
Padre Nelito Dornelas, da CNBB, frisou que “é preciso que, apoiados nos valores cristãos, apresentemos uma alternativa de vida e de paz onde todos tenham acesso aos recursos necessários para levar uma vida digna”.
Daniel Seidel destacou que “direitos humanos só se fazem com a participação das pessoas, que passam a ser protagonistas de questões como a da terra, que não é propriedade de ninguém, mas de uso coletivo e é uma luta digna, válida, que deve ser apoiada por todos nós”.
O presidente do CONIC, pastor sinodal Carlos Möller, insistiu em que “a terra é de Deus. Se nossa relação com a mesma não for de amor, ela nos dará uma resposta dura por aquilo que não conseguimos realizar. É preciso amar a terra para que ela continue sendo o fundamento dos nossos pés e a base de uma vida cheia de harmonia e paz”.
0260. Nova Revista - A Comissão Bíblico-Catequética da diocese de São José dos Campos (SP) lançou neste domingo (22) a Revista “Alicerce”. Com conteúdo para toda família, a revista traz, em 20 páginas, temas como juventude, formação, liturgia, catequese, atualidades e entrevistas.
“Queremos que a Revista “Alicerce” proporcione aos leitores o crescimento na fé e os ajude a construir o caminho que nos leva a Deus”, afirma o coordenador do projeto, P. Thiago Domiciano Dias. A revista será distribuída na diocese, com tiragem de 5 mil exemplares e periodicidade bimestral. Foi lançada por ocasião da comemoração ao dia do(a) Catequista.
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.