Nº 0036 05/08/2010
0172. Evangelho de quinta-feira (05-08-2010) - 1ª leit Jr 31, 31-34; Sl 50; Mt 16, 13-23 - Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro e, sobre esta pedra, construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. E começou a mostrar aos discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
0173. Conferência da Paz - No dia 19 de agosto/10, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, às 9h, será realizada a 6ª Conferência da Paz, debatendo o tema “os Direitos Humanos e a participação popular: Por um Limite da Propriedade da Terra”. Promovido pelas entidades que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), refletirá sobre a concentração de terras nas mãos de poucos e como este cenário desigual reflete na questão dos Direitos Humanos.Além de chamar a atenção para a questão da terra, no final do encontro será lançado um Documento Oficial que refletirá a questão, apontando alternativas e soluções para este que é um problema crônico do país. “A concentração de terras no Brasil gera diversos problemas que apenas refletem a inoperância do Estado em lidar com a situação. A favelização das cidades, o aumento da criminalidade, a questão do trânsito caótico das grandes metrópoles, poluição atmosférica, ilhas de calor, tudo isso tem, direta ou indiretamente, relação com a questão fundiária. Ou enfrentamos esse problema, ou veremos a perpetuação de mazelas sociais como a miséria, a fome, a prostituição infantil, entre outras”, disse o reverendo Luiz Alberto Barbosa, secretário geral do Conic.Ressalta o presidente do Conic, pastor sinodal Carlos Augusto Möller: “O direito à terra é algo divino. A terra, como diz o Salmo 24, é de Deus. Desta forma, a 6ª Conferência da Paz visa dar subsídios para uma reflexão produtiva e eficiente acerca do tema. Precisamos instrumentalizar as pessoas sobre o assunto. Posso dizer, com toda certeza, que essa é uma iniciativa que aponta mais uma vez para atuação profética do Conic na defesa dos Direitos Humanos e na promoção de uma Cultura de Paz”.
0174. Dos Leitores - Salesianas comemoram 138 anos - Caro P. Geraldo, tenho recebido, com muita satisfação, o ‘Vivências’, sempre rico de comunicação e de estímulos para vivenciar nossa fé. Agradeço, de coração, também em nome da minha comunidade que aprecia muito o PPS da liturgia dominical.Aproveito para lhe dizer que hoje, 5 de agosto/10, minha Família Religiosa, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), completa 138 anos de fundação, sempre a serviço da juventude, no nome e no espírito de São João Bosco e Santa Maria Mazzarello, presente hoje em todos os continentes. No Brasil, temos nove províncias, atuando em quase todos os estados da Federação. Dom Bosco nos quis na Igreja como ‘Monumento Vivo’ de sua gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora, a Inspiradora, Mãe e Mestra de todas as suas obras. Ajudem-nos a agradecer e a pedir a graça da fidelidade à nossa vocação. Ir. Joanna fma (Província de Belo Horizonte).
0175. Dos Leitores - São João Vianney e Santo Afonso - Gostaria de receber PPS sobre Santo Afonso Maria de Ligório e sua música; e demais conteúdo sobre São João Vianney, o Santo Cura d’Ars, para repassar ao povo de Deus. Paz e bem! Rui Vianello. N.R: Sobre Santo Afonso veja no site: www.aparecidadasaguas.com Sobre o Santo Cura d’Ars no momento não temos.
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.