Nº 0034 03/08/2010
0162. Evangelho de terça-feira (03-08-2010) - 1ª leit Jr 30, 1-2.12-15.18-22; Sl 101; Mt 14, 22-36 - Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar. Ele despediria as multidões e em seguida subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou e ele continuava ali. A barca, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, foi até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. Jesus lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água”. Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água. Quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Jesus estendeu a mão, segurou-o e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” Subiram na barca e o vento se acalmou. Os que estavam na barca prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” Em seguida desembarcaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia. Então, levaram a ele todos os doentes e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que tocaram, ficaram curados.
0163. Não temer! - Em sua mensagem deste domingo (1º), o Papa Bento XVI ressaltou que “a verdadeira sabedoria implica em confiar no Senhor, não vivendo apenas como se a existência dependesse das realidades passageiras”. Recordou o exemplo de santos como Inácio de Loyola, Afonso Maria de Ligório, Eusébio e João Maria Vianney. Lembrou que foram homens que adquiriram um “coração sábio”, acumularam “o que não se corrompe” e descartaram “o que muda ao longo do tempo: o poder, a riqueza e os prazeres efêmeros. Escolhendo a Deus, possuíram tudo o que foi necessário para, a partir da vida terrena, saborear a eternidade”. “Na Bíblia, o homem insensato “é aquele que não se dá conta, a partir da experiência das coisas visíveis, que nada dura para sempre, mas tudo passa: tanto a juventude, como a força física, as comodidades como as funções de poder”. Quem confia no Senhor, não teme as adversidades, nem a morte: é o homem que adquiriu um ‘coração sábio’, como os santos”.
0164. Santo Afonso - Em sua mensagem de domingo (1º), entre outros, o Papa Bento XVI citou o fundador dos Missionários Redentoristas: “Hoje recordamos Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas, que viveu no século XVIII e foi proclamado patrono dos confessores pelo Venerável Pio XII. Ele percebeu que Deus quer todos santos, cada um segundo seu próprio estado”. A Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada por Santo Afonso em Scala, próximo a Nápoles, na Itália e atua hoje em 78 países. Para mais informações, veja PPS e e-book sobre ele em nosso site: http://www.aparecidadasaguas.com/pps/index.html, http://www.aparecidadasaguas.com/ebooks/index.html
0165. P. Tobin, Redentorista, nomeado Secretário para os Institutos de Vida Consagrada - Nesta segunda-feira, 2 de agosto/10, o papa Bento XVI nomeou o ex-Superior Geral Redentorista, P. Joseph William Tobin, secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, elevando-o à dignidade de arcebispo. P. Tobin nasceu em Detroit (EUA), em 1952. Foi ordenado sacerdote em 1978. Foi Conselheiro Geral (de 1991 a 1997) e superior geral dos Missionários Redentoristas (de 1997 a 2009).
0166. Ataques a cristãos na Indonésia - Fontes noticiosas informam que crescem consideravelmente os ataques contra os cristãos na Indonésia. Neste 2010, já ocorreram 28 incidentes (no ano passado 18): 7 na cidade de Bekasi e 6 em Jacarta, a capital. O número real deve ser maior, pois nem todos são registrados. A polícia tem grande responsabilidade nas violações da liberdade religiosa. Doze incidentes deste ano estão relacionados com a proibição de construir igrejas ou no fechamento de lugares de culto por ordem dos chefes de distrito. Dão como motivo para isso a ‘pressão pública’. Está claro na Constituição o direito de professar a própria religião e o direito de ter lugar de culto, mas o governo da Indonésia trata a questão de modo unilateral. Nos primeiro meses deste ano, radicais islâmicos interromperam celebrações religiosas, impediram cristãos de ir à missa, destruíram locais de culto e barraram construções de novas igrejas. Na noite do dia 9 de julho/10, enfrentamentos entre cristãos e muçulmanos, em Jacarta, deixaram três mortos, cinco feridos e sete casas foram incendiadas.
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.