ROMA, 27 de julho de 2010 ( Zenit.org ) .- Nada se compara a uma visita a Roma para admirar a Capela Sistina em pessoa, ou sentir o "abraço" em torno da colunata da Praça de São Pedro.
Mas um projeto de dois anos realizado por estudantes da Universidade Villanova da Pensilvânia pode trazer parte da experiência de Roma "em sua casa.
A Capela Sistina, de São Paulo Fora dos Muros, São João de Latrão e São Pedro estão disponíveis para visualização virtualmente no site do Vaticano.
São Pedro é o último a ter sido publicado, a Capela Sistina subiu em março. St. Paul's foi a primeira a ser disponibilizada, em 2008, e São João de Latrão foi concluído em novembro passado.
As imagens de 360 graus pode ser ampliado e girada para que os telespectadores têm a sensação de estar dentro das salas, mesmo se, como Chad Fahs, especialista em mídia digital em Comunicação Villanova do departamento, afirmou, "Estar na Capela Sistina é uma experiência que é difícil de descrever, muito menos re-criar em uma tela bidimensional.
"Esta Virtual Reality Tour é provavelmente o mais próximo alguém chegou a simular a experiência", disse ele.
Imerso no sagrado
Paul Wilson, um membro do corpo docente do Departamento de Comunicação Villanova e um dos líderes do projeto tour virtual, sugeriu que o tour virtual em alguns aspectos, dá insights que são difíceis de alcançar, em pessoa.
"Esta é uma das explorações mais inovador de uma obra de arte até hoje", afirmou. "Isso vai mudar para sempre a maneira como os artistas e os historiadores podem ver o trabalho incrível e mente de Michelangelo - a sua atenção ao detalhe, o comentário social e senso de humor."
Para criar os passeios, vários milhares de fotografias digitais foram tiradas com uma plataforma avançada câmera digital motorizada e depois costurado, com correção de cores e pós-processado por membros da equipe de Villanova para criar um panorama virtual em uma projeção tridimensional.
Visitantes Tour pode ampliar para exibições de alta resolução do interior.
"A presente obra nos locais de culto pretende mergulhar o visitante em uma realidade sagrada e da Capela Sistina é pré-eminente nesta tradição", disse Frank Klassner, um professor adjunto em computação Villanova do Departamento de Ciências e líder do projeto. "Nossa equipe está grato por ter tido um pequeno papel em manter esta tradição com o poder da Internet e da tecnologia moderna imersiva".
--- --- ---
Na rede:
St. Peter's:
Capela Sistina:
São João de Latrão:
São Paulo Fora dos Muros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.