24 DE AGOSTO – UM SANTO E TRÊS SANTAS DO DIA
EIS UM ISRAELITA SEM FINGIMENTO
São Bartolomeu Apóstolo, também chamado Natanael, recebeu de Jesus Cristo um elogio magnífico: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (São João, 1,47). Já na ocasião em que o Apóstolo São Filipe o apresentou ao Mestre, São Bartolomeu reconheceu a realeza e a divindade de Jesus Cristo: "Mestre, tu és o Filho de Deus, és o Rei de Israel" (id., 1,49). Segundo a Tradição, São Bartolomeu foi martirizado no Oriente, para onde levou o Evangelho. O tipo de martírio foi horrendo.
Pregou na Armênia, Índia e Mesopotâmia. Curou milagrosamente a filha do rei da Armênia, fato este que levou toda a família para o Cristianismo. Um grupo de idólatras moveu perseguição contra ele. Foi preso, esfolado vivo. Por isso é representado com uma grande pele dependurada no braço.
São Bartolomeu apóstolo, dá-nos um pouco do teu zelo apostólico.
DIA 24 – TRES SANTAS FUNDADORAS
Por uma curiosa coincidência três santas deste dia são fundadoras de Congregações Religiosas.
- Santa Emília (1787-1856), francesa. Fundou as “Irmãs de São José da Aparição” para cuidar dos pobres e doentes. A fundação espalhou-se logo na África, Austrália, Índia e Palestina. Precisou enfrentar muitas dificuldades e perseguições.
- Joana A. Thouret (1765-1826) também é francesa. Fundou a Congregação das “Irmãs do Amor de Besançon”. Dedica-se à educação de meninas e às obras de caridade. São chamadas também “Irmãs pardas” , talvez por causa do seu hábito escuro.
- Maria Micaele Desmaisiers (1809-1865), condessa espanhola, renunciou a tudo e tornou-se religiosa. Deixou-nos a Congregação das “Servas do Ssmo. Sacramento e do Amor” para prestar culto à Eucaristia e zelar pelo próximo.
– Oração: Senhor, os santos tiveram a graça e a coragem de dar o passo decisivo rumo à santidade. Dá-nos força para dizer com o salmista: “É agora que vou começar a ser santo!”
Recomende este site aos seus amigos:
http://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.