A JOVEM DOS CABELOS DE OURO
Santa Rosa de Lima (1586-1617) é a primeira santa da América Latina. Chamou-se Rosa devido à sua grande formosura. Seus cabelos dourados caiam-lhe pelos ombros, encantando a todos.
- O século XVI, em que Rosa nasceu, apresentava um cenário de horrores na América Latina, inclusive no Peru. Francisco Pizarro chegou da Espanha com um punhado de aventureiros. A fome do ouro embrutecia os conquistadores, transformando-os em feras humanas. Desde os soberanos do país ate os índios amedrontados, todos eram vítimas da fúria dos invasores.
- No meio desse lamaçal de violência brotou uma rosa. Nasceu para ser um oásis naquele cenário d terror. Quanto ela sofreu pelo seu povo. Fazia inúmeras penitências a fim de abrandar o ódio dos conquistadores.
Filha de pais espanhóis arruinados, desde cedo Rosa conheceu as dificuldades da vida, trabalhando no campo e costurando até altas horas. Teve professores de música e declamação. Bordava e desenhava, tanto no papel como no pano. Cantava e fazia versos. Tocava harpa e salmodiava, sentada à sombra das árvores do jardim da sua casa.
Conta-se que uma vez seu irmão lhe disse: “Cuidado! Esses cabelos são como cordéis com que você pode arrastar as almas para o inferno”. - Se falou ou se não falou, o certo é que a menina começou a fazer uma série de penitências para maltratar sua beleza e afastar os galanteadores.
Construiu no quintal da casa uma pequena cela, onde vivia em profundo contato com Deus. Foi agraciada com os dons da contemplação mística, êxtases, milagres, profecias. Distinguiu-se por sua grande caridade com os índios e negros.
- Renunciando às muitas propostas de casamento, entrou para o convento das Irmãs Dominicanas, onde continuou orando e se penitenciando. Sua vida sacrificada mereceu dias melhores para sua pátria tão conturbada e explorada.
Entrou na Ordem Dominicana onde viveu sete anos, falecendo com apenas 31 anos. É a Padroeira da América Latina.
– Oração: O’ Deus que inspirastes Santa Rosa a deixar o mundo, servir os pobres e viver em austera penitência, concedei-nos por sua intercessão a graça de seguir vossos caminhos.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
http://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.