10 DE AGOSTO - SANTO DO DIA E VÍTIMA DE NOSSA TERRA
QUEIMADO VIVO NUMA GRELHA

Vamos retroceder 16 séculos para assistir ao martírio de São Lourenço - É um dos mais famosos mártires do cristianismo nascente. Sua função como Diácono, era administrar os bens da Igreja, assistir o Papa nas celebrações, cuidar dos necessitados e pobres.
Certo dia foi intimado a apresentar ao governo os tesouros da sua Igreja. Pediu um prazo. Nesse meio tempo andou pelas periferias de Roma recolhendo cegos, coxos, aleijados, velhos, mendigos, e os apresentou ao prefeito dizendo: “Eis o nosso tesouro”. “Sujeito atrevido, ter-lhe-ia dito o prefeito”. Para castigar tamanha ousadia condenou-o a morrer queimado. Foi amarrado sobre uma grelha e assado vivo.
Diz a lenda que, no meio dos mais atrozes tormentos, teria zombado do carrasco, dizendo: Este lado já está bem assado. Pode virar-me do outro lado...” E nós, o que teríamos dito aos carrascos?
– Oração: Senhor da minha vida, dia após dia, ficarei diante de ti, face a face!... Neste mundo que é teu, no meio das fadigas, do tumulto, das lutas da multidão agitada, hei de manter-me diante de ti, face a face! E quando minha missão neste mundo estiver terminada, só e no silêncio, estarei diante de ti, face a face. (R. Tagore)
VITIMA DAS TORTURAS DA REVOLUÇÃO

Frei Tito (1945-1974) é mais uma vítima da tortura e da violência dos tempos da revolução, ou pseudo revolução.
- Nasceu no Ceará, ingressou na Ordem Dominicana e entusiasmou-se pelos ideais de libertação, contra todos os sistemas de opressão. Começou como militante da Juventude Estudantil Católica.
- Acusado de traidor da Igreja, subversivo e comunista, foi preso junto com outros confrades. Foi torturado no Departamento de Ordem Social e Política (DOPS) e pelo EM (Esquadrão da Morte). As torturas foram tão cruéis, que o levaram às raias da loucura, chegando a tentar o suicídio. Mesmo no exílio em Paris sentiu-se perseguido pelo seu torturador aqui no Brasil.
- A tortura conseguiu destruí-lo interiormente, mudando sua personalidade, ou melhor, brutalizando-o. Não era mais o mesmo. Ficou deprimido e angustiado. Fechava-se em si mesmo, não conversava. Sentia-se vigiado, rejeitado, culpado e indigno.
- Conseguiu melhoras, passageiras porém. Não faltou o acompanhamento amigo de médicos e amigos. Inconsciente e fora de si, finalmente pôs fim à vida, na sua própria cela em Lião.
- Oração : Senhor da minha vida, dia após dia, ficarei diante de ti, face a face!... Neste mundo que é teu, no meio das fadigas, do tumulto, das lutas da multidão agitada, hei de manter-me diante de ti, face a face! E quando minha missão neste mundo estiver terminada, só e no silêncio, estarei diante de ti, face a face. (R. Tagore)
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
http://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.