Diretores e Formadores Diaconais apontam crescimento de candidatos e de escolas formadoras no Brasil
Acontece em Brasília, de 26 a 29, no Instituto Bíblico de Brasília (IBB) o 11º Encontro Nacional de Diretores e Formadores das Escolas Diaconais. O evento é bienal e tem como finalidade, segundo a Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil (CND), atualizar a formação nas escolas dos candidatos ao diaconado permanente.
Segundo o arcebispo de Teresina (PI) e integrante da Comissão para atualização das Diretrizes do Diaconato Permanente, dom Sérgio da Rocha, há índice de crescimento no número de diáconos e de escolas de formação para esses agentes, no Brasil.
“Este encontro está ajudando na atualização das Diretrizes do Diaconato Permanente, pois cada escola aqui representada traz suas questões, suas problemáticas. Além disso, essa partilha de experiências revela o crescimento do número de diáconos e de escolas diaconais, mostrando a importância desse agente pastoral, e detalhando a necessidade de aprofundamento que as escolas formadoras estão aplicando nos futuros diáconos. E esta tendência de crescimento é um fator nacional”, ressaltou dom Sérgio.
O presidente da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil, diácono Odélcio Calligaris da Costa, detalhou os crescimento apontado pelo arcebispo de Teresina. “Pelo que constatamos, a estimativa é que haja aproximadamente 2400 diáconos, 70 escolas formadoras e 600 candidatos a formação permanente no Brasil”.
Ainda segundo o presidente da CND, a importância da formação do agente pastoral e de sua atuação nas comunidades é vital para uma evangelização mais eficiente. “Este encontro serve de motivação para a continuidade de formação dos futuros diáconos e no seu aprofundamento. Para ser um bom agente de pastoral é necessário generosidade, disposição é competência. Os dois primeiros são dons de Deus, e o último deve ser conquistado pelos estudos, por isso destaco a importância da formação permanente do diácono”, ressaltou.
O bispo de Balsas (MA), dom Enemésio Angelo Lazzaris, também participa do encontro. Segundo o bispo, a tendência de crescimento é perceptível em sua diocese. “Quando assumi a diocese de Balsas, havia dois diáconos. Atualmente há a formação de mais sete futuros diáconos permanentes”. Segundo o bispo, o maior problema que sua diocese enfrenta é a grande distância de uma extremidade a outra. “Não há mais candidatos ao diaconato porque sofremos com a longa distância de nossa diocese. Ao todo são 700 km, então fica muito complicado reunir essas pessoas. Mas mesmo com essa longa distância, estamos trabalhando na constante atualização e formação aprofundada dos futuros diáconos”, afirmou dom Enemésio.
Segundo dados da Comissão Nacional de Diáconos do Brasil o crescimento de diáconos no mundo é da faixa de 35%, e no Brasil os números são maiores.
Outras informações acesse o site da Comissão de Diáconos, no endereço eletrônico www.cnd.org.br
Fonte: Site da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.