
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
vivencias@aparecidadasaguas.com
http://www.aparecidadasaguas.com
Nº 0012 12/07/2010
0058. Evangelho de hoje (12-07-2010) - Mt 10, 34 - 11,1 - Jesus dirige sua mensagem ao contexto familiar, ressaltando que seu discípulo deve se corajoso no anúncio do Reino: “Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. Vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra! Os inimigos do homem serão os seus próprios familiares! Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim! Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim! Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim! Quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la! Quem vos recebe a mim recebe! Quem me recebe, recebe aquele que me enviou! Quem recebe um profeta, receberá a recompensa de profeta! Quem recebe um justo, receberá a recompensa de justo! Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, não perderá a sua recompensa!
0059. Ordenação episcopal na Colômbia - No dia 30 de julho/10, no Santuário Nosso Senhor dos Milagres, em Buga, na Colômbia, haverá a ordenação episcopal do missionário redentorista Francisco Antonio Ceballos. O novo bispo, que foi Superior Provincial dos Redentoristas na Colômbia, será o Vigário Apostólico do território de uma missão de nome Vichada (de 50 mil km quadrados), que fica próximo à Venezuela.
0060. Religiões e Paz Mundial - De 12 a 15 de julho/10, durante seu 23º Congresso Internacional, a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) estuda o tema Religiões e Paz Mundial. A instituição está comemorando seus 25 anos de fundação. O congresso se realizará na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte (BH) e se destina a pesquisadores, professores, estudantes universitários e interessados no tema. Tem, entre seus objetivos, o de “analisar o problema das interações entre a experiência religiosa, a pesquisa científica e as consequências do progresso tecnológico para a sobrevivência do planeta e a humanização e pacificação das relações entre suas sociedades”.
Outro objetivo é refletir sobre a necessidade de uma aproximação maior entre as religiões, em vista das perspectivas e riscos que se abrem neste início de século.
A Sociedade foi criada por um grupo de teólogos e cientistas da religião do Brasil. Com sede em Belo Horizonte, a Soter tem como objetivos incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa no campo da Teologia e das Ciências da Religião; divulgar os resultados das pesquisas; promover os serviços dos teólogos e cientistas da religião às comunidades e organismos não-governamentais, na perspectiva da construção da cidadania e da inclusão social.
0061. Dos Leitores - P. Valdir - Caro amigo, P. Geraldo, a tristeza experimentada meses atrás, por ter deixado de ver seus boletins diários, está agora sendo compensada pela alegria em receber ‘Vivências’. Agradeço e quero continuar recebendo. Nas voltas que o mundo dá, foi através de ‘Vivências’ que vim a conhecer detalhes da vida de P. José Valdir. Desde que moro em São José dos Campos (SP), pertenço à Paróquia São João Bosco, do Jardim das Indústrias. Já conheço, portanto, o P. Valdir e fiquei muito feliz ao ler o testemunho que deu a seu respeito, ao ensejo do encerramento do Ano Sacerdotal. Muito bonito e muito oportuno. P. Valdir é dessas almas santas nem sempre percebidas, que perambulam silenciosamente por entre nós. Sacerdote exemplar, alegre e feliz, é muito querido na comunidade. Sua deficiência visual em quase nada lhe tolhe as atividades. Mas os detalhes a que me referi acima são os seguintes: ele é de Tupã (SP), cidade onde ainda hoje residem parentes meus e povoa minha memória desde os tempos de infância, quando ouvia papi falar de uma irmã sua, casada com um Pinoti, que morava lá. E o outro detalhe é que P. Valdir morou em São Miguel Paulista, bairro onde Benê e eu passamos a residir como recém casados e onde mora atualmente sua irmã. Estreitam-se, assim, mais ainda, os laços de nossa amizade com P. Valdir. Obrigado, mais uma vez. Um abraço. Antônio Bicarato, São José dos Campos (SP).
Espléndido! Gracias. Si se pudiera en castellano. Igual en português! P. Tomas Mendieta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.