
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nº 0011 11/07/2010
0053. Evangelho de hoje (11-07-2010) - Lc 10, 25-37 - Hoje celebramos o 15º Domingo do Tempo Comum. O Evangelho, com a parábola do bom samaritano, fala-nos do amor ao próximo: “Amarás ao próximo como a ti mesmo!” O amor ao próximo é um preceito mas, mais que isso, é uma necessidade, pois é um complemento do Amor que se deve prestar a Deus. Em nosso site www.aparecidadasaguas.com apresentamos o tema através de um PPS e também por um e-book. O PPS já foi enviado dias atrás por e-mail.
0054. Beato José Anchieta Herói da Pátria - No dia 06/junho/10 o Presidente da República sancionou a Lei Ordinária 12.284/2010, que propõe a inclusão do nome do Beato José de Anchieta no Livro dos Heróis da Pátria. (A lei é resultado do Projeto de Lei nº 2368/2007, de autoria do deputado federal Dr. Talmir (PV/SP). O Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília (DF), foi criado em 1986 e teve como nome protagonista o de Tiradentes, Herói da Inconfidência Mineira. O Beato Padre José de Anchieta era da Companhia de Jesus (Jesuíta). Nasceu na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, em 19 de março de 1534. Aos 14 anos, mudou-se para Portugal e, aos 19, chegou ao Brasil. Participou intensamente da História Nacional, além de ser conhecido como exímio orador, catequista, escritor e dramaturgo. Seu trabalho missionário se estendeu entre todas as etnias e classes sociais e, atualmente, José de Anchieta é popularmente conhecido entre os brasileiros como “Apóstolo do Brasil”. Ele faleceu no dia 9 de junho de 1597, em Reritiba, hoje, cidade de Anchieta (ES). Foi beatificado em 22 de junho de 1980 por João Paulo II.
0055. China liberta bispo - Depois de passar 15 meses preso em lugar desconhecido, Dom Julius Jia Zhiguo, bispo chinês da diocese da Zhengding, foi libertado pelas autoridades chinesas agora no dia 07 de julho/10. No mesmo dia o bispo celebrou a Eucaristia na catedral de Wuqiu, repleta de fiéis. De 2004 para cá, esta foi a 13ª vez em que o bispo foi preso. As razões de sua libertação são desconhecidas. Em prisão, o bispo foi isolado em uma cela individual e submetido a “seções de politização” pessoais, nas quais buscavam convencê-lo a filiar-se à Associação Patriótica, organização do Partido Comunista que busca edificar uma Igreja nacional autônoma, sem vínculo com a Santa Sé.
Dom Julius assegurou aos fiéis ter-se recusado a filiar-se à Associação Patriótica e de não ter se submetido à autoridade do Conselho de Bispos “oficiais” - algo como uma Conferência Episcopal não reconhecida pelo Vaticano.
Dom Julius, da Igreja Católica Romana, tinha se encontrado várias vezes com Dom Jang Taoran, bispo de Shijiazhuang Hebei, ligado à diocese oficial do governo. Os dois tinham dado início a projetos pastorais comuns, mas a Associação Patriótica interveio e os proibiu de se encontrarem, colocando ambos sob vigilância policial 24 horas ao dia. A polícia teria dito a Dom Julius que as atividades religiosas conjuntas entre os dois bispos seriam “indesejáveis, uma vez que promovidas por uma potência estrangeira”, o Vaticano.
Na China há ainda dois bispos católicos romanos presos: Dom Giacomo Su Zhimin (76 anos), da diocese de Baoding, e Dom Cosma Shi Enxiang, da diocese de Yixian, ambos da província de Hebei.
0056. Enfermeiro cristão assassinado no Iraque - O enfermeiro sírio-ortodoxo Behnam Sabti faleceu no dia 5 de julho/10, em Mosul, na explosão de uma bomba colocada em seu veículo. Sabti, de 54 anos, pai de três filhos, foi assassinado “por causa da sua pertença religiosa”.
Ainda que, segundo o governo, nas últimas semanas tenha decrescido o número de assassinatos, a tensão e o terror continuam sendo muito altos no país, neste momento de mudança de governo. Para a minoria cristã de Mosul, a cidade mais perigosa do Iraque, a situação é muito delicada. Há ataques freqüentes à população xiita e às tropas ocidentais e forças de segurança. No dia 3 de julho/10 um ataque a pessoas danificou também a catedral caldeia e a residência do bispo.
0057. Assembléia da CRB - De 19 a 22 de julho/10, em Brasília (DF), será realizada a 22ª Assembléia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O tema será: “De olhos fixos em Jesus”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.