
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
0029. Evangelho de hoje (07-07-2010) - Mt 10, 1-7 - Jesus chamou os doze, homens simples e humildes, sem nenhum destaque na sociedade, mas ricos de coração! Deu-lhes poder de expulsar espíritos maus e curar doenças e enfermidades. O primeiro que chamou foi Pedro. Enviou-os, recomendando: Ide às ovelhas perdidas! No caminho, anunciai: “O Reino dos Céus está próximo!”
0030. Os mandamentos do eleitor - Encerrando, na semana passada, a 73ª Assembléia dos Bispos da Regional Sul 1 (que abrange todo o Estado de São Paulo), no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), os bispos divulgaram um documento no qual lançam os 10 mandamentos do eleitor consciente:
1. O poder emana do povo; 2. O exercício do poder é um serviço ao povo; 3. Governar é promover o bem comum; 4. O bom governante governa para todos; 5. O homem público deve ter idoneidade moral; 6. Voto não é mercadoria; 7. Voto não é troca de favores; 8. A religião pertence à identidade de um povo; 9. A família é um patrimônio da humanidade e um bem insubstituível para a pessoa; 10. Votar é importante, mas ainda não é tudo.
0031. Futebol - “Seleção que faz propaganda de cerveja se resfria fácil, fácil!”, comentou alguém, querendo ressaltar os males da absurda propaganda de cerveja, como se ela e os humanos (lindas jovens) que apareciam nas propagandas fossem a coisa mais importante do mundo. Cada vez mais a bebida alcoólica está em destaque em grandes acontecimentos. E querem “tapar o sol com a peneira” sugerindo que se “beba com moderação!” Depois das derrotas esportivas, é isso que sobra para crianças e adolescentes, nosso futuro! Quanto mais publicidade, mais consumo! Tivemos “a copa dos goles, como ressaltou um diário de circulação nacional”. E outro: “Nossa seleção esteve a serviço da cerveja”.
0032. Futebol 02 - Jogadores que se benzem - Querendo ou não, em suas transmissões, frequentemente as televisões têm mostrado jogadores se benzendo quando entram em campo, quando marcam um gol ou em outros momentos significativos da partida. Sem dúvida que tais gestos passam uma idéia de Deus. O gesto de oração não deixa de representar um testemunho público e uma súplica de que tudo caminhe bem e os esforços sejam recompensados. Oxalá os jogadores busquem na prece o sinal da cruz que lhes venha como gesto humilde de pedido ou de agradecimento, de testemunho de fé.
0033. Consumismo consome a juventude! - No dia 04/julho/10, reunindo-se com jovens na catedral de Sulmona (região de Abruzos), na Itália, o Papa Bento XVI advertiu-os de que uma cultura consumista ameaça os jovens. O consumismo “obscurece o horizonte”, criando falsos valores e levando a modelos ilusórios. Ressaltou: “Sombras obscurecem vosso horizonte: são problemas concretos, que tornam difícil olhar para o futuro com serenidade e otimismo”. Este consumismo “esmaga o homem no presente, fazendo-o perder o senso do passado, da história; e, ao fazer isso, priva-o também da capacidade de compreender a si próprio, de perceber os problemas, e de construir o amanhã”.
Bento XVI fazia uma visita à região que foi atingida por um terremoto no dia 6/abril/09 e celebrava o oitavo centenário do nascimento do Papa Celestino V (1209 - 1296).
0034. Razão de viver - “Não tenhais medo do silêncio”, advertiu o papa Bento XVI, em sua visita a Sulmona, nos Abruzos, na Itália (no domingo dia 4/julho/2010), pois “o silêncio é um instrumento poderoso para ouvir a voz de Deus. A visita do Papa à região se deu para comemorar os 800 anos do nascimento de Pietro da Morrone, que se tornou Papa com o nome de Celestino V. Ele foi eleito Papa da Igreja Católica em 1294, mas renunciou poucos meses depois, voltando à vida eremita. Foi um homem desejoso de encontrar respostas para as grandes questões de nossa existência: “quem sou, de onde venho, porque vivo, por quem vivo?”
O Papa que renunciou ao cargo amava o silêncio e dedicou sua vida em busca de Deus e, para ouvir sua voz, decidiu desligar-se do mundo e viver como eremita.
Bento XVI observou que, para nós, acostumados a viver “em uma sociedade para qual todo espaço e todo momento devem ser preenchidos com iniciativas, atividades e sons, com frequência não resta tempo para escutar e para dialogar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.