
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
0035. Evangelho de hoje (08-07-2010) - Mt 10, 7-15 - Jesus recomenda a seus discípulos que assim como receberam de graça, de graça cumpram a missão que receberam: Anunciem que o Reino dos Céus está próximo. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios! Não se preocupem com os bens materiais! Não levem outro nem prata, nem dinheiro. Não levem sacola, nem duas túnicas, nem sandálias nem bastão! Avisa-lhes o Mestre que “o operário tem direito a seu sustento!” Que se hospedem com quem for digno de os acolher. Se a casa onde entrarem for digna, sobre ela descerá a paz. Anunciem na pobreza e com confiança, de modo gratuito e misericordioso!
0036. Combate à corrupção eleitoral - O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançou ontem uma cartilha intitulada: “Voto não tem preço. Saúde é seu direito!” O objetivo principal da campanha é esclarecer aos eleitores os pontos principais dos serviços de saúde garantidos por lei e que não podem, de forma alguma, serem trocados por voto. A cartilha teve apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e será distribuída nos 300 comitês do movimento existentes no país. Esta é a primeira campanha da rede após a sanção da lei da ‘Ficha Limpa’. Trata-se de mais uma ação que pretende alterar o modo de se fazer política no país.
0037. Combate à corrupção eleitoral 02 - O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por 46 entidades da sociedade civil organizada e que atua no combate à corrupção eleitoral a partir de ações de educação e difusão de informações aos eleitores. Foi este movimento que elaborou o projeto que originou a lei da Ficha Limpa, sancionada pelo presidente Lula, no dia 4 de junho, e que cria critérios mais rígidos para quem quer se candidatar.
O Movimento atua também fiscalizando a aplicação da lei 9840, a primeira lei de iniciativa popular do Brasil, sancionada em 1999, e que tipifica a compra de votos como crime eleitoral. Mais informações e a cartilha: www.mcce.org.br
0038. Encontro de responsáveis por folhetos litúrgicos - Os responsáveis pelos principais folhetos litúrgicos usados nas missas no Brasil reuniram-se em São Paulo (SP) para estudos e troca de experiências, sob a coordenação de assessores da Comissão Episcopal para a Liturgia. Foi uma oportunidade de partilha sobre o trabalho, dificuldades, iniciativas e projetos. Do encontro participaram representantes dos dez folhetos litúrgicos mais usados no Brasil. Ao longo do próximo Ano Litúrgico, a ter início no dia 28 de novembro/10, início do Advento, será proclamado o Evangelho de Mateus. No encontro tratou-se também de outros três temas de grande importância litúrgica: Campanha da Fraternidade 2011, Campanha da Evangelização e Mês Missionário.
0039. Curso em Bioética - Estão abertas inscrições para um curso de formação pastoral em Bioética, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pastoral Familiar e Arquidiocese do Rio de Janeiro. O curso terá início no dia 26 de julho, com três dias de duração e se realizará no Auditório do Edifício João Paulo II, à Rua Benjamim Constant, 23, Glória, Rio de Janeiro (RJ). É destinado a padres, diáconos, religiosos(as), seminaristas e leigos(as) como agentes de pastoral, além de professores(as) e profissionais de saúde. Visa o aprofundamento dos princípios da Bioética personalista de uma maneira transdisciplinar, com adequada aplicação às ações pastorais. Serão enfocados também temas como a promoção da dignidade humana e do Deus amor que busca a vida plena. Mais informações: http://cnbb.org.br
0040. Dia 9 de julho: data cívica significativa no Estado de São Paulo - É feriado estadual. A data marca o início da Revolução de 1932, considerada pelos paulistas como o maior movimento cívico de sua história. Tratou-se da primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil, chamado de “Revolução Constitucionalista de 1932” ou “Guerra Paulista”. Ocorreu de 9 de julho a 4 de outubro de 1932. Dois anos depois foi promulgada uma nova constituição para o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.