CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

6 de julho de 2010

VISITA AO "COLEGIÃO"

Recebi este e-mail do Alexandre Dumas e após ter lido de ponta a ponta, faço questão de publicar aqui no blog.
Nossos agradecimentos ao Dumas e esperamos poer contar sempre com sua colaboração!

Visita ao "COLEGIÃO"

De: Alexandre Dumas Pasin de Menezes (alexandredpasin@ig.com.br)
Enviada: segunda-feira, 5 de julho de 2010 22:16:01
Para: jrstal@hotmail.com
Damião com o Alexandre Dumas
Data: 5 de julho de 2010 19:10
Assunto: Visita ao "COLEGIÃO"

Prometi ao Paulo Oliveira relatar sobre a visita que fizemos, Paulino, Dito Siqueira e eu, Dumas, ao nosso querido e saudoso "Colegião". Foi na tarde livre do dia 21.07.2007, quando de nosso XII ENESER. Sabíamos, de antemão, que dificilmente seria liberada nossa entrada no prédio. Assim mesmo, fomos, no carro do Paulino.

Na portaria, nos identificamos como ex-alunos da casa, pretendendo revê-la 55 anos depois. O zelador comunicou-se com alguém lá dentro, que, para nossa surpresa, autorizou a entrada. O Paulino foi de carro, Dito Siqueira e eu preferimos percorrer a pé os 200 metros que nos separavam do prédio, revivendo, assim, as emoções do remoto primeiro contato.
"Jardins viçosos, ciprestes em alameda
Convidam à paz da vocação surgida,
Fachada majestosa, janelões de vidro,
Portais se abrem a um convite amigo,
Transpor umbrais da soberana casa.....

Atendeu-nos uma figura esguia, com longa barba, Padre Matusalém, que gentilmente se prontificou a nos acompanhar na visita, isto fazia em consideração à condição de ex-seminaristas redentoristas identificada em nossos crachás. Obrigado, Padre Matusalém !

O atual saguão de entrada é aquele antigo, situado embaixo das escadarias, lamentavelmente postas abaixo, dava acesso ao pavimento térreo. Ali, eram a sapataria, cozinha, quarto dos irmãos leigos, salão de recreio, lava-pés, lenharia, frutaria, etc. Agora, totalmente recuperado, com piso novo, escadaria dupla, acesso ao elevador, salões usados pela arquidiocese e dependências do Seminário Bom Jesus.
Subimos logo para o segundo pavimento que acolhe acomodações destinadas aos papas João Paulo II e Bento XVI. Tudo remodelado, maravilhoso, ali estão os aposentos, capela, sala de estar e refeitório. Padre Matusalém permitiu que sentássemos na poltrona de descanso e à mesa de refeições. Tiramos fotografias e nos deliciamos com os relatos do bondoso padre. O resto do espaço, naquela ala, salas de aula em nosso tempo, foi transformado em aposentos menores destinados à comitiva papal e outros hóspedes

Manifestamos vontade de subir ao terceiro pavimento, Padre Matusalém deixou-nos à vontade para seguir adiante, pediu licença e foi atender pessoas com as quais marcara compromisso.
Começamos a subida para aquele andar que abrigava ambientes para nós os mais importantes de nosso antigo Santo Afonso.

"Primeira imagem ao coração arfante,
Maria virgem em escultura branca,
Galerias amplas, abóbadas romanas,
No centro, o Cristo a indicar o Signo,
Apóstolos postados em prontidão constante....
Salão de estudos com seus quadros vivos,
As garças, a serra, a névoa em dias frios,
E seu relógio badalando sinos,
Em horas místicas, na capela, os hinos
Envolvem missas, salmos, ladainhas...."

Tudo como antes, intocado e vazio, o mesmo piso, as mesmas portas, o mesmo teto, as mesmas salas, a capela, sala de estudos, salão de atos, capela dos padres, a sacristia, dormitório dos menores, diretoria (Padre Pereira), prefeitura (Padre Matos), Padre Espiritual(Marino), reitoria (Padre Germano), a sala de minha 3a. série, quartos do Padre Barbosa (meu primo), Padre Izidro(restaurador da imagem de N.Senhora). A reforma ainda não atingiu esse pavimento, nenhum móvel, nenhum altar, nenhuma carteira, onde as imagens dos apóstolos, onde o grande crucifixo com os dizeres "In hoc signo vinces" ?

Entramos na capela vazia, os bancos, os altares, o órgão, não foi difícil recompô-los em nossas mentes. Na Harpa de Sião, escolhemos o número 0l e cantamos:

"Quando virá, Senhor, o dia
Em que apareça o Salvador
E se efetue a profecia :
- Nasceu do mundo o Redentor...
Rorate caeli desuper
Et nubes pluant justum... "

Tentamos o 212 :
"A noite escura envolve os mares,
Surdo murmura fero aquilão......
Pobre barquinho, pobres remeiros
Lá se vão prestes a naufragar.
Lágrimas.....

Quando, dos lábios, brotam ferventes
Humildes preces cheias de dor,
Tu, Mãe Querida, a mão estendes,
Mandando aos filhos prendas de amor...
São pedaços, mal lembrados, daqueles cânticos de outrora.

Deixamos a capela e fomos para o salão de estudos, repusemos as carteiras em seus lugares, o relógio badalando a cada l5 minutos, seguindo sempre a saudação à Virgem. Os janelões, a serra, até as abelhas foram lembradas. A minha carteira, perto do zelador, Gervásio Fabri, italiano de origem, alemão na disciplina. Quando foi para o noviciado, Carlinhos, agora bispo, deixou um bilhete na carteira: "Avante, aparecidense, te espero no estudantado ! " Ali, aconteceram também muitas molecagens, bilhetes voando e linguagem de sinais.

Voltamos ao corredor e encontramos, logo ali à direita, a minha sala da 3a. série. Lembrei de uma aula de ciências quando o Padre Pereira ensinava a divisão dos répteis. Eu, como sempre, navegando. Não deu outra, Padre Pereira cobrou-me, a seguir, aquilo que acabara de ensinar. Manifestei total ignorância sobre o assunto. Ele prontificou-se a repetir a aula, mas, desta vez,acompanhou a divisão daqueles animais asquerosos com belos sopapos a cada ítem : "Quelônios, Sáurios, Hidrossáurios e Ofídios". Nessa hora, eu vi cobras e lagartos. Repeti mais 400 vezes em tarefa extra. Nunca mais, na vida, me esqueci dessa tão importante divisão. Brinco sempre com algum padre amigo : Você conhece latim ? Não, geralmente respondem. Mas, a divisão dos répteis, com certeza, você conhece, né ? Coisas importantes na formação, se não do sacerdote, pelo menos do caráter. Saudoso Padre Pereira.
Em seguida, passamos ao salão de atos. Lá , ainda as janelas de onde se avistava a Rua da Estação, meus pais e irmãos moravam no número 51, de cujo convívio me vi privado por tantos anos, residindo a menos de 300 metros. Coisas da vocação. Os pais do Carlinhos(nosso querido bispo) também lá moravam, seu pai, Sr. Sissi, era o chefe da estação. No salão, as lembranças das aulas de violino ministradas pelo Padre Barbosa e pelo dono do instrumento, o então aluno da 7a. série, Escudeiro, ele me legou a guarda do violino, obra de seu pai. Quando saí do seminário, lá o deixei, dizem que sumiu. A última lembrança do salão de atos foi o incêndio do presépio no dia 25.12.49, alguém se lembra ? Deu curto-circuito nas instalações elétricas, obra dos formandos daquele ano, Escudeiro, Cabral, Aranha, Shimith e outros.

Ainda no mesmo pavimento, o dormitório dos menores, a sala das batinas, a sacristia. Na verdade, a quem aprouver, o terceiro pavimento merece ser visitado antes que o reformem, descaracterizem e sepultem "ad aeternum" as boas lembranças de quem teve a graça de ali passar doces anos de uma vocação nunca perdida.

Voltamos para o térreo, onde ainda encontramos com o Padre Matusalém. Agradecemos a acolhida e retornamos ao Santo Afonso.

"Os anos passam, sentimos falta do Padre Matos,
Do Marino, do Pereira e tantos outros que já morreram,
Dos cantos místicos, dos corredores, do refeitório,
Do pôr do sol, das manhãs frias no colegião,
Hoje, só nos resta a saudade da
CASA DE NOSSA SENHORA


ALEXANDRE DUMAS PASIN DE MENEZES

( Nascido em Aparecida, batizado e crismado na basílica velha, onde foi coroinha de l945 a l948. Participou do lançamento da pedra fundamental da basílica nova, estando ao lado do Cardeal Cerejeira, patriarca de Lisboa e representante do Papa, isto em 10.9.46. No dia 11.09.46 foi um dos acólitos da primeira missa rezada no Morro dos Coqueiros pelo cardeal Mota. Ingressou no Colegião em 02.02.49, passando para o atual Santo Afonso no início de l952, quando de sua inauguração. Saiu do seminário no início de l956, às vésperas de ingressar no noviciado. Foram 18 anos de convivência com a família redentorista. )

UMA VEZ REDENTORISTA, SEMPRE REDENTORISTA !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.