CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

17 de julho de 2010

TOPONÍMIA



Prólogo :-

1) Esteve, recentemente, em casa, um técnico de antenas parabólicas chamado Waldemar. Pessoa já conhecida há longa data, nos serve com presteza e tem intimidade bastante para contar -nos coisas não só de sua vida particular como de negócios realizados. Desta feita, falou-nos da compra de uma pequena chácara na cidade do Potim, nas proximidades do "Maracanãzinho", lá p'ro lado do seminário dos padres redentoristas.

2) Quando ingressei no seminário, em 02.02.49, lá encontrei o Pe. Pereira, nosso diretor, professor de ciências e português. Atribuiu-me o número "51" para marcar roupas e outros pertences, recomendando que cuidasse bem desse número, pois pertencera a outro aparecidense, Teixeira, que tinha ido para o noviciado. Gostei, pois aquele número era também o da minha casa, bem ali na Rua da Estação, a ,exatamente, 51 metros dos portões do Colegião. À medida que fui conhecendo Pe. Pereira, percebi que, além das qualidades inerentes às funções acima, gostava também de dar nomes a lugares, apelidos aos seminaristas e de inventar palavras que não eram encontradas no dicionário:- "PIRAMIDAL" significava tudo que era bom, gostoso, adequado, bonito, etc. .
"PIRULITO" foi atribuído ao Zompero, "NOVARRO" ao Silva, "TEREZO" ao Antonio de Santa Terezinha Maciel. Havia ainda os "PROFETAS", referência aos irmãos Elias, Elizeu e Josué, recentemente chegados da Penha.



Defendia sempre o nome "PEDRINHA" para o nosso seminário no bairro do mesmo nome, isto porque ficava no sopé de uma enorme pedra , que só tinha esse nome diminutivo em função de outra bem maior existente na parte mais alta da montanha, à qual era atribuída a denominação de "Pedrona" . Acredito que nada vingou, pois, o bairro, hoje, é conhecido por "Pedrinhas" e a Pedrona como "Pedra Grande". Pe. Pereira dava nome também a todo lugar visitado em nossos passeios, Genipapo, Cachoeiras de São Paulo, Poço do Ouriço, entre outros que não me lembro. Existe um em especial, cuja história passo a contar.
" MARACANÃZINHO"

Estávamos no ano de 1950, mês de julho, já havia acontecido a tragédia do Maracanã, o Brasil perdera a final para o Uruguai, isto muito nos entristeceu. Voltamos da Pedrinha nos últimos dias do mês, já nos preparávamos para a festa de Santo Afonso e o reinício das aulas e Pe. Pereira ainda encontrou uma brechinha para um passeio extra, seria lá p'ras bandas do Jacarezinho, lugar situado a jusante do Jacaré, ribeirão que atravessávamos no caminho da Pedrinha. Saímos cedo e, lá pelas oito horas, já estávamos montando a cozinha num lugar bem perto da ponte que dava acesso às terras da "Fazenda Amarela". Os cozinheiros foram preparar o quentão e a gurizada foi procurar um bom poço para mergulhar na água gelada. De tempo em tempo, visitávamos a cozinha para tomar o quentão, servido sempre à vontade. Feitas, ainda, algumas incursões nos arredores, chegou a hora do almoço, que era anunciado com um longo apito. Barriga cheia, padre Pereira determinou que levantássemos acampamento para voltarmos, desta feita, por outro caminho. Fomos seguindo o curso do ribeirão, em direção ao Paraíba, por uma região nunca explorada. Chegamos a uma esplanada encimada por um bambual , em cuja sombra acampamos para o lanche da tarde. Os menores partiram para o ribeirão, com a recomendação de não se aproximarem do Paraíba. Médios e maiores queriam jogar uma pelada, pois tinham trazido a bola. Não havia lugar melhor, estava ali à nossa frente um pasto verdinho, em terreno quase plano, precisando somente de limpeza de algumas touceiras existentes. Oitenta peões improvisados limparam a área em poucos minutos. Os gols foram feitos de bambu seco e a bola começou a rolar. Primeiro os médios, depois os maiores. Foi um dia memorável. Às quatro horas, apito final e lanche, só para variar , queijo mineiro, goiabada e groselha. Depois disso, rezamos, agradecemos,cantamos o "Salve Regina" e Pe. Pereira pediu a palavra. Elogiou o comportamento de todos e aproveitou o ensejo para dar a sugestão de um nome para o lugar:- Para lembrar o grande estádio da Copa do Mundo, recentemente encerrada, o campo ora inaugurado chamar-se-ia "Novo Maracanã" . A plebe não concordou e sugeriu "MARACANÃZINHO". Estava batizado aquele santuário da bola ao qual voltamos sempre, pelo menos até 1956, quando saí do seminário. Posteriormente, os redentoristas compraram a área e ali instalaram o Seminário São Geraldo.

O nome "Maracanãzinho", só agora eu fiquei sabendo, foi estendido à região e adotado pela prefeitura de Potim.
Naquele dia, voltamos às dezessete horas. Formávamos 3 pelotões, menores, médios e maiores, à frente eram colocados 4 maiores, que imprimiam marcha acelerada à falange . Pe Pereira gostava que cantássemos , geralmente, sua preferência era aquele hino que tinha a letra adaptada a uma melodia de guerra alemã, talvez, até nazista : -

Jovens, lá do alto, Cristo vos acena,
Vamos desfraldar o seu Santo Emblema,
Pois, já soou do combate o sinal,
Marcham soberbas as hostes do mal !

Viva Jesus ,
Rei e Senhor,
Nós venceremos
Por sua Cruz !

Uma Cruz de estrelas, lá no céu de anil,
Mostra-nos a crença de nosso Brasil.
Quer o inimigo essa Cruz apagar
E nossa crença sagrada abafar !

Viva Jesus,
Rei e Senhor,
Nós venceremos
Por sua Cruz !

Chegamos ao Paraiba, pegamos a balsa e, como de costume, entoamos o "Ave Maris Stella " . O sol já se escondia por detrás da Mantiqueira, deixando uma tênue luminosidade refletida nas águas escuras do rio. A nostalgia se tornou presente.....

Epílogo

Pontos distantes de meu passado, que se fazem presentes a todo instante, me enchem de orgulho de ter vivido a pureza de um ideal, ter tido mestres de inigualável grandeza , com sabedoria para educar-nos e discernimento para conduzir-nos para o BEM !

SALVE MARIA !!!

ALEXANDRE DUMAS PASIN DE MENEZES

2 comentários:

  1. Dumas, este seu belo artigo de lembranças deixa-me muito feliz ao participar com você da vida daqueles tempos, nossos tempos ainda que um pouquinho diferentes. Esse é um grande exemplo aos nossos colegas de todos os tempos que também têm suas histórias e "causos"...
    Os fatos que narra me levam até aqueles dias...
    Concordo plenamente, sem qualquer vírgula, com você quanto ao termo PEDRINHA, aquela pequena vila de então, onde iniciamos nossos primeiros passos na salutar comunidade redentorista. E o fato triste sobre o PIRULITO, que foi ordenado e tornou-se o PADRE ZÔMPERO CSsR,mas que tragicamente nos deixou em 25 de setembro de 1.981, ainda em seus 47 anos incompletos.(Ele chegou a ser meu formador no SRSA!)
    Assim, caro Dumas, meus parabéns pela postagem e que outros também se manifestem e tirem do baú suas reminicências....

    ResponderExcluir
  2. In cauda venenum...

    Corrigir o termo para: reminiscências....
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.