
Pe. Frederico (Frits) Te Líntelo, CSsR
Falecido em Nijmegen – 08/07/2004 (74 anos)
O Pe. Frederico nasceu no dia 09 de junho de 1930 em Haaksbergen – Holanda. Depois de se preparar, freqüentando o seminário Redentorista na Holanda fez a sua Profissão religiosa no dia 08 de setembro de 1953 em S’Hertogenbosch. Ainda como estudante foi enviado ao Brasil, cursando a Teologia em Floresta – Juiz de Fora, MG onde ordenou-se Sacerdote no dia 02 de fevereiro de 1959. No mês de janeiro de 1960 veio para o Recife, passando este ano em estágio pastoral tomando conta da Paróquia de N. Sra. Dos Remédios que fica na Estrada dos Remédios. No mês de outubro viajou para a Holanda onde foi rezar a sua “primeira missa” e fazer férias.
Voltando ao Brasil em abril de 1961 engajou-se de vez nas atividades pastorais da Vice-Província. Entre 1961 e 1967 foi professor no Seminário Menor em Campina Grande.
De 1967 a 1970 foi Pároco na Paróquia da Madalena, onde entre tantas outras atividades lutou para defender os pobres que moravam em palafitas na margem do Rio Capibaribe, quando a prefeitura queria limpar e urbanizar aquela área. Foi ele que comprou uma pequena casa na Rua Augusto Severo, casa esta que ainda hoje é usada para as reuniões e atividades do povo da comunidade Mangueira da Torre.
Entre 1970 e 1976 morou em Natal – RN, trabalhando como missionário, sobretudo nas paróquias do interior, onde se empenhou muito na formação das lideranças leigas, sobretudo catequistas.
De 1976 até 1978 foi vigário da Paróquia de Garanhuns, sendo depois transferido para Campina Grande de onde tomava conta da Paróquia de São Sebastião do Umbuzeiro – PB.
Em 1983 foi morar em Monteiro – PB integrando, junto com o Pe. Gabriel e Pe. Antonino o “Projeto Cariri”, ficando e atendendo toda a região até 1990 quando voltou para Campina Grande, onde passou a atender a área pastoral do Estreito. Em 1996 voltou para a Holanda, mas sempre mantinha contato com o Brasil, sobretudo com pessoas das áreas onde atuou. Depois que voltou à Holanda esteve algumas vezes visitando os muitos amigos que aqui deixou.
No mês de julho de 2003 sofreu uma espécie de aneurisma cerebral e suas condições de saúde foram decaindo.
86
Pe. Frederico faleceu no dia 08 de julho de 2004, sendo sepultado no dia 13, após missa de corpo presente. Seu corpo repousa no cemitério do antigo convento do Nebo, onde aguarda a feliz ressurreição.
Fica para a história e para a nossa memória o bem que ele praticou, seu esforço em prol do bem espiritual e material do povo com quem trabalhou, sobretudo o seu esforço de organizar de forma cada vez mais eficiente às comunidades onde atuou.
“Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, afim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos”.Rom. 8,29
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.