Novena à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Matriz de Campinas, Goiânia-GO
Nesse dia 8 de julho Campinas completou 200 anos. Atualmente é um bairro dentro de Goiânia, mas que já foi um município, posteriormente (1935), incorporado à capital de Goiás fundada em 1933. A história de Campinas (Campininha das Flores) tem um eixo central: a sua igreja católica, a igreja mais conhecida e frequentada de Goiânia. E a Matriz de Campinas continua sendo o ponto referencial da região. As novenas perpétuas celebradas todas as terças-feiras são, sem dúvida, um fenômeno de fé e de devoção. Daí a expressão criada na passagem do segundo para o terceiro milênio, na criação do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: "MATRIZ, CORAÇÃO DE MÃE, SANTUÁRIO DO AMOR!
Mais:
A Matriz de Campinas é o mais tradicional templo religioso da cidade de Goiânia, Estado de Goiás. É a sede da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, criada em 1843. Os Redentoristas são os responsáveis pela sua pastoral desde dezembro de 1894. Ali começou, em 1952, o costume de se rezar a Novena Perpétua em louvor de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro “pelos doentes e aflitos, a qual consta de orações e cânticos apropriados, leituras de pedidos e ação de graças, bênçãos dos doentes e da água de Nossa Senhora” (Livro do Tombo – Paróquia N.Sra.da Conceição – 15/11/1952 – folha 165).No início celebrada no Sábado, a Novena passou a ser celebrada às terças-feiras nos primeiros anos da década de 60. E o movimento foi aumentado sempre. Em 1996 havia seis (6) horários de Novenas Perpétuas. Na passagem para o terceiro milênio já eram catorze (14) horários (*) atraindo mais de 15.000 pessoas todas as terças-feiras. Diante disso, Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, Arcebispo Metropolitano de Goiânia, declarou a Matriz de Campinas Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Era o dia 31 de outubro de 2000 - Terça-feira – Ano jubilar do nascimento de Jesus.
De maneira feliz o arcebispo lembrou no dia da instalação do Santuário: “Nós que temos ali, na vizinha cidade de Trindade, a Casa do Pai do Céu (Santuário do Divino Pai Eterno), que tenhamos aqui no bairro de Campinas, a Casa da Mãe do Céu. Campinas é caminho para Trindade. Que Maria, aqui em sua casa, nos tome pelo mão e, com Jesus, nos leve à Trindade, à Santíssima Trindade, ao Divino Pai Eterno”.
* Hoje são 15 novenas rezadas com a participação de mais ou menos 20 mil pessoas
Pe.Maurício Brandolize CCsR.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.