Conhecido no Brasil também como São Guido.
Viveu no século III e morreu em 303.

Santo considerado padroeiro do epilépticos e um dos santos mais populares da Idade Média. De acordo com a lenda, ele era filho de um senador na Sicília. Um dedicado cristão ele foi levado com a idade de 12 anos para o governador da Sicília que tentou sem sucesso para que ele abandonasse a sua fé. São Vito fugiu então para Lucária com Santa Crescencia e São Modestus. Eventualmente capturados em Roma eles foram torturados e supostamente libertados por um anjo. Eles teriam retornado a sua terra natal onde morreram em paz.
Outra versão diz que eles forma martirizados no reinado do Imperador Dioclécio (que reinou de 284 a 305). As duas versões são dúbias, mas o que se sabe com certeza é que existiram definitivamente três mártires com o nome deles em Lucária e que o culto a São Vito é muito antigo, sendo conhecido na Alemanha no inicio da Idade Média. Subseqüentemente seu culto foi ganhando adeptos devido aos vários milagre atribuídos a São Vito.
Ele é um dos "Quatorze Santos Ajudantes" ou Quatorze Santos Auxiliares e é invocado como padroeiro dos epilépticos e diz a tradição que ele conseguiu curar uma doença terrível de origem genética, que no passado se chamava doença de São Guido, "Dança de São Guido" , muito comum até os meados do século XX, que hoje não se vê mais.
Alguns estudiosos acham que o terrível “Mal de Parkison” é na verdade uma forma moderna da "Doença de São Guido".
Sua festa é celebrada no dia 15 de junho
A QUERMESSE TRADICIONAL NO BAIRRO DO BRÁS
Mais uma vez, as ruas do Brás estão prontas para receber a maior e mais tradicional festa da comunidade italiana de São Paulo. A partir do último final de semana do mês de maio, ocorrendo também durante todos os finais de semana de junho, a Rua Polignano a Mare será tomada pela culinária e cultura típicas polignanesas.
A festa de rua de São Vito Mártir, importante ícone no calendário de festividades da cidade de São Paulo, é uma iniciativa dos descendentes dos primeiros imigrantes de Polignano a Mare que desembarcaram em São Paulo.
O evento trará grandes novidades em sua décima quarta edição. Novamente, toda a rua contará com uma cobertura para uma maior comodidade dos seus visitantes que poderão passear pelas barracas ou, confortavelmente, entrar na cantina sem se preocupar com as condições climáticas.
O acesso às mais de trinta e oito barracas instaladas ao longo da rua, cada uma com um tipo diferente de prato, é totalmente gratuito. Dentre os diferenciais da culinária local, vale destacar o retorno da original barraca da Guimirella, um prato típico que só é possível de ser degustado neste evento. Para aqueles que buscam maior comodidade, a cantina com capacidade para 400 pessoas contará com visão privilegiada ao palco, onde ocorrerão shows de um dos maiores fenômenos da música italiana no Brasil: Fred Rovella. Com sua banda, Fred animará todos os finais de semana com sucessos da música italiana que marcaram gerações.
Uma surpresa especial para o ano de copa do mundo promete agradar e empolgar os torcedores de plantão. Nesta edição, a apresentação do evento contará com a ilustre presença do sósia oficial do Rei Pelé, Nicanor Ribeiro que, durante os intervalos do show da banda, sorteará inúmeros brindes aos visitantes.
No quesito segurança, a edição 2010 também passa a oferecer muito mais. Além de um sistema de segurança particular, o evento contará com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com unidades móveis espalhadas pelas ruas da região. A Festa de São Vito passa a oferecer também um estacionamento oficial com capacidade para 200 veículos, para maior comodidade dos visitantes.
Graças à popularidade da festa de São Vito, são esperadas mais de dez mil pessoas durante os finais de semanas. Já estão confirmadas caravanas de diversas cidades do interior de São Paulo e até mesmo de outros países que visam participar de um dos mais tradicionais marcos culturais da cidade. Exatamente por este motivo, é recomendável reservar uma mesa na cantina. Estas podem ser reservadas através do telefone (11) 3228 8114
Toda a renda obtida durante as festividades será empregada na manutenção da Paróquia São Vito, bem como em importantes obras sociais. Dentre elas, a Inclusão Digital, onde são oferecidos cursos gratuitos de informática a pessoas de baixa renda; atendimentos odontológicos gratuitos à comunidade carente da região do Brás, entre outros. Como importante ação de inclusão social, parte da renda também será empregada no programa São Vito em Casa que, há anos conta com a colaboração de diversos voluntários que visitam cortiços instalados em toda a região do Brás, distribuindo cestas básicas, botijões de gás, entre outros itens de primeira necessidade. Mensalmente, o programa atende a mais de 400 famílias carentes.

Anote na sua agenda:
29 de maio a 4 de julho (aos sábados, das 17h às 24h, e domingos, das 17h às 23h).
Rua Polignano A’Mare – Brás (na rua da Paróquia São Vito)
Informações e reservas: (11) 3228 8114
Assessoria de imprensa: Alessandro Treguer / Priscila Lanaro (ag-treguer@uol.com.br / priscila.lanaro@uol.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.